O desmatamento da Amazônia no Brasil caiu para níveis históricos

O desmatamento da Amazônia no Brasil caiu para níveis históricos

Atualmente, a redução é de 50%. O objetivo é acabar definitivamente com a exploração madeireira até 2030.

O desmatamento na floresta amazônica brasileira teve uma redução significativa em 2023, caindo pela metade em relação ao ano anterior e atingindo o nível mais baixo desde 2018, segundo dados do governo revelados na sexta-feira. Isto marca uma grande vitória do Presidente Lula da Silva no seu primeiro ano de mandato.
Lula concentrou a sua reputação internacional no combate à desflorestação no país sul-americano, comprometendo-se a acabar com a exploração madeireira ilegal até 2030. Sob o seu antecessor, Jair Bolsonaro, a destruição da maior floresta tropical do mundo acelerou consideravelmente.
De acordo com dados preliminares de satélite fornecidos pela agência de pesquisas espaciais INPE, uma área de 5.153 quilômetros quadrados na Amazônia foi explorada em 2023, o que representa uma queda de 49,9% em relação a 2022.
Embora este número ainda seja considerável, equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de Nova Iorque, realça os desafios que Lula enfrenta para cumprir o seu compromisso. No entanto, é o nível mais baixo desde 2018, ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro.
Só em dezembro, o desmatamento registrou um declínio anual de 23%, atingindo 176,8 quilômetros quadrados, segundo dados do INPE.
O Ministério do Meio Ambiente atribuiu esses resultados positivos aos esforços "decisivos" de fiscalização do órgão ambiental Ibama, destacando um aumento de 106 por cento no número de autos de infração emitidos pela agência durante o período.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o ministério afirmou: “Este é o primeiro passo para atingir a meta de desflorestação zero até 2030”.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Santiago del Estero | A Faculdade de Ciências Florestais do UNSE divulga sua oferta acadêmica de 2026 em escolas secundárias

A Faculdade de Ciências Florestais (FCF) da Universidade Nacional de Santiago del Estero (UNSE) continua com suas atividades de disseminação para divulgar a oferta acadêmica de 2026 a futuros profissionais da região.

Ler notícia »

Card image cap Paraguai | Wood Expo 2025 abre suas portas com foco na sustentabilidade e potencial do setor florestal

De 12 a 14 de setembro, a 2025 Wooden Expo será realizada com mais de 40 estandes que exibirão a diversidade de produção de florestas e madeira no país: mudas, máquinas, suprimentos, serviços, artesanato e muito mais

Ler notícia »

Card image cap Novo estudo confirma que o reflorestar os trópicos é até 9 vezes mais eficaz no resfriamento do planeta do que em regiões frias, árvores tropicais esfriam mais e renunciam

A plantação nos trópicos tem o maior impacto positivo. Árvores em áreas quentes e úmidas esfriaem o clima e são mais resistentes ao fogo. A evapotranspiração (semelhante ao suor em humanos) esfria o ar e a superfície terrena.

Ler notícia »

METALURGICA PESKINS SCA

DIFRA CNC

TAEDA S.A.

FORESTAL LAS MARÍAS SA

SOUTH CHEMICAL

ATOR

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PRECOR SA

HERRAJES RIMAC

PERFILESLED

BIASSONI E HIJOS SAICA

ENCHAPADORA SAN JUAN

MAQUINARIAS ABRAHAM

LIJAS HUNTER

GONZALEZ TUDANCA

CASERMEIRO S.R.L.

HERRAJES YACANTE

ASERSUR MADERAS

CORCHOLINEA

MADERAS KIKUE

MARCELO F. CASTELLUCCIO

ASERRADERO JARDIN S.R.L.