O desmatamento da Amazônia no Brasil caiu para níveis históricos

O desmatamento da Amazônia no Brasil caiu para níveis históricos

Atualmente, a redução é de 50%. O objetivo é acabar definitivamente com a exploração madeireira até 2030.

O desmatamento na floresta amazônica brasileira teve uma redução significativa em 2023, caindo pela metade em relação ao ano anterior e atingindo o nível mais baixo desde 2018, segundo dados do governo revelados na sexta-feira. Isto marca uma grande vitória do Presidente Lula da Silva no seu primeiro ano de mandato.
Lula concentrou a sua reputação internacional no combate à desflorestação no país sul-americano, comprometendo-se a acabar com a exploração madeireira ilegal até 2030. Sob o seu antecessor, Jair Bolsonaro, a destruição da maior floresta tropical do mundo acelerou consideravelmente.
De acordo com dados preliminares de satélite fornecidos pela agência de pesquisas espaciais INPE, uma área de 5.153 quilômetros quadrados na Amazônia foi explorada em 2023, o que representa uma queda de 49,9% em relação a 2022.
Embora este número ainda seja considerável, equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de Nova Iorque, realça os desafios que Lula enfrenta para cumprir o seu compromisso. No entanto, é o nível mais baixo desde 2018, ano anterior ao início do mandato de Bolsonaro.
Só em dezembro, o desmatamento registrou um declínio anual de 23%, atingindo 176,8 quilômetros quadrados, segundo dados do INPE.
O Ministério do Meio Ambiente atribuiu esses resultados positivos aos esforços "decisivos" de fiscalização do órgão ambiental Ibama, destacando um aumento de 106 por cento no número de autos de infração emitidos pela agência durante o período.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o ministério afirmou: “Este é o primeiro passo para atingir a meta de desflorestação zero até 2030”.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Madeira queimada: a técnica japonesa que embeleza e protege o material

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Ler notícia »

Card image cap Combilift e CMETB comemoram 10 anos de treinamento pioneiro em engenharia

Nesta semana, viu uma celebração histórica na sede global da Commilift em Monaghan, marcando o 10º aniversário do altamente bem -sucedido OEM Engineering Traineeship - uma iniciativa colaborativa entre o Combilift e o Conselho de Educação e Treinamento de Cavan e Monaghan (CMETB). O evento, que recebeu graduados passados, estagiários atuais e educadores locais, destacou a evolução do programa de uma iniciativa de habilidades locais para uma pedra angular do desenvolvimento industrial regional.

Ler notícia »

Card image cap O único animal no mundo que planta milhões de árvores todos os anos e é vital para a conservação da natureza

Eles desempenham um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais que a natureza está cheia de maravilhas e processos surpreendentes que muitas vezes passam despercebidos. Um desses fenômenos é a capacidade de um pequeno animal de plantar milhões de árvores todos os anos, desempenhando um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

MADER-EXPO

SLG CONSTRUCCIONES

ENCHAPADORA SAN JUAN

SOUTH CHEMICAL

MAQUINARIAS ABRAHAM

PRECOR SA

PRODUCTOS MIRO SRL

DECOFORMA

LIJAS HUNTER

MATRAMSA-AR S.A.

HERRAJES RIMAC

METALURGICA PESKINS SCA

DIFRA CNC

FORESTAL LAS MARÍAS SA

BIASSONI E HIJOS SAICA

CASERMEIRO S.R.L.

TAEDA S.A.

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA