Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”
Esta é uma compilação de notas de pesquisa e opiniões de cientistas argentinos, com colaborações internacionais, sobre ciências florestais. A Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal (REDFOR), que faz parte das Redes Institucionais Orientadas à Solução de Problemas (RIOSP) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), que depende da Gerência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Conselho, apresenta o livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”. É o segundo livro da Rede, em conjunto com a revista Argentina Forestal, que compila dois anos de publicações sobre as atividades de pesquisa de diferentes grupos no país e no mundo e diferentes abordagens para pensar a ciência e a tecnologia florestal.
Como explica Cristina Area, pesquisadora do CONICET do Instituto de Materiais de Misiones (Universidade Nacional de Misiones – CONICET), uma das autoras e editoras do livro, parte dos objetivos de REDFOR.ar é gerar os mecanismos necessários para abordar e divulgar na sociedade o papel social, cultural e a importância ambiental e económica das florestas. Por isso foi criada a Comissão Permanente de Comunicação, através da qual surgiu a aliança estratégica com a Argentina Forestal. “Esta aliança tem permitido divulgar o trabalho de investigadores e extensionistas sobre questões relacionadas com a Internet neste importante meio”, afirmou o cientista. “No entanto, a possibilidade de compilar os artigos em livro proporciona uma permanência diferenciada, permitindo-nos atingir um público mais amplo e ampliado ao longo do tempo”, acrescentou Area.
Por sua vez, Ana María Lupi, engenheira florestal do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e uma das editoras do livro, disse: “É uma nova conquista da REDFOR.ar em aliança com a Argentina Forestal”. E continua: “Isso demonstra que o networking, reunindo grupos de diferentes temáticas e espaços geográficos, resulta em maior aprendizado e sinergia na disseminação do conhecimento”. Lupi valorizou a contribuição de grupos de pesquisa do exterior, com destaque especial para as equipes da Colômbia.
A edição aborda temas como inovação, silvicultura, meio ambiente, tecnologia, indústria e diversos artigos de opinião sobre ciências florestais. O material, que contém 21 artigos de opinião e 16 artigos técnicos, foi produzido por membros do setor público e do sistema acadêmico e científico do país. Assim, o livro possui 275 páginas que podem ser abordadas por diversos públicos.
REDFOR.ar é uma iniciativa conjunta de instituições ligadas às ciências florestais. É formado por professores, pesquisadores e diversas instituições ligadas à educação, ciência e tecnologia florestal. O objetivo da Rede é coordenar as ações de geração e transferência de conhecimento técnico-científico relacionado ao setor.
PODE LHE INTERESSAR
A Wood Acacia é valorizada por sua durabilidade, beleza natural, fácil manutenção e sustentabilidade, o que a torna a escolha ideal para móveis e decoração, tanto interior quanto exterior.
Phyllostachys nigra var. Henonis é o nome científico desta curiosa planta que dá um passeio pelo campo ou pelos parques de sua cidade ainda pode encontrar inúmeras plantas de flores, enquanto muitos outros já estão valendo a pena. Muitas das plantas ao nosso redor florescem, dão frutos e repetem essa parte de seu ciclo reprodutivo no ano seguinte. Outros demoram um pouco mais
Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.