Reflorestamento com plantas nativas no Parque Patagônia

Reflorestamento com plantas nativas no Parque Patagônia

Em uma árdua tarefa que combina esforço, dedicação e amor à natureza, Guadalupe Nieto liderou com sucesso o reflorestamento do Planetário do Parque Patagônia. Os desafios, conquistas e paixão que motivaram este projeto

O principal objetivo do reflorestamento foi restaurar o cenário natural ao redor do planetário, que havia sido afetado pela construção. “Prevenir a erosão e devolver vida à paisagem”, como descreve Guadalupe Nieto, tornou-se a missão do projeto.
Antes de começar a trabalhar, a equipe realizou um reconhecimento minucioso do terreno. «Percorremos o espaço, reconhecemos as espécies que ali existiam e como se distribuíam naturalmente», explicou.
Assim, para o replantio selecionaram coirones, senecios e molles. “Essas espécies possuem diferentes alturas, o que favorece a cobertura do solo em diferentes estratos, além de servirem de alimento para a fauna nativa. Alguns deles também são comestíveis e medicinais”, explica Guadalupe. Este trabalho de reflorestação abrangeu não só o terreno em redor do planetário, mas também a cobertura e encostas laterais, para minimizar o impacto visual na paisagem.
É claro que a tarefa não foi isenta de desafios. “Em primeiro lugar, enfrentámos as dificuldades do terreno, pois em algumas zonas o solo era muito compacto devido à presença de pedras e brita.” Além disso, a falta de um sistema de irrigação instalado exigiu um esforço adicional para garantir a sobrevivência das espécies transplantadas.
“Esse foi, para ser sincero, um trabalho que nos levou muito tempo.” Nem o vento, o frio, os redemoinhos de areia, o sol, nem o calor extremo do último dia os detiveram. “A prioridade era garantir a sobrevivência das plantas transplantadas e garantir que tivessem água suficiente e irrigação abundante. “Foram seis dias de muito trabalho.”
“A experiência pessoal deste trabalho foi muito positiva”, explica. “Foi um grande desafio a nível pessoal e a nível de equipa. Guadalupe agradece a Walter Lobos da cidade de Los Antiguos, Cristhian Muñoz de Perito Moreno e seus filhos Yamila, Nazarena e Elal. “Entre nós seis conseguimos fazer o reflorestamento no Planetário do portal Patagônia Parque. Ser responsável pela tarefa, ver como ficou e como essas plantas e espécies vão crescer, nos enche de orgulho.”
Guadalupe é motivada por um profundo respeito e ligação com o seu território. “Acho que saber o que tem o terreno onde moro é crucial para mim.” O seu compromisso vai além de plantar árvores; busca entender a história das plantas daquele solo, sua finalidade e como preservá-las.
Sua experiência na agricultura familiar lhe permite compartilhar conhecimentos em oficinas para crianças e famílias. Há uma década, Guadalupe se dedica à coleta de sementes de senecio e à produção de mudas de molle para reflorestamento. Além disso, realiza oficinas para crianças e famílias “para contar-lhes sobre a flora nativa, para que possam plantar uma árvore no local, molles, sobretudo, e levá-la para sua casa, para seu jardim, ou para algum local que escolherem na cidade e também contar um pouco sobre como essas plantas são utilizadas na medicina natural, para que servem, o que curam e assim por diante” como forma de continuar transmitindo riqueza biocultural e neutralizar a perda de práticas ancestrais em sua comunidade.
“É preciso ter tempo, conhecer as plantas e é por tentativa e erro que se aprende”, confessa.
Este projeto não só transformou o meio ambiente do Planetário Patagonia Park, mas também destaca a importância da preservação das espécies nativas e do compromisso da comunidade local com a sustentabilidade ambiental. A história de Guadalupe Nieto é um exemplo inspirador de como a dedicação pode moldar um futuro mais verde e sustentável.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.

Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.

Ler notícia »

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

CORCHOLINEA

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

PERIN Spa

JOESCAN

PERFILES DEL SOL

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

AFIPAR SH

HYMMEN

FARAM SRL

DIEGO LAVISTA LLANOS

SAN VICENTE MADERAS SRL

CONTROL LOGIC

EL COLONO FERRETERIA

MADERAS KIKUE

TEPELCO S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

COMBILIFT

CASTALY MACHINE

KCD SOFTWARE

SLG CONSTRUCCIONES

METALURGICA RUEDAMAS SRL