Produção para conservação | A Reunião Anual da Rede de Paisagens Produtivas Protegidas da região será realizada em Jujuy
Organizado pela Fundação ProYungas e pela empresa Ledesma, o encontro anual do Red PPP acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro em Calilegua, Jujuy.
Referências de mais de 35 empresas, organizações da sociedade civil, autoridades ambientais, representantes da cooperação internacional, acadêmicos e técnicos se reunirão para compartilhar boas práticas, conquistas e continuar promovendo o crescimento do Programa de Paisagem Produtiva Protegida (PPP) no Grande Norte da Argentina e países vizinhos.
O PPP, iniciativa criada pela ProYungas em 2010, é um modelo de gestão do território que busca integrar de forma coerente a produção e conservação da natureza em ambientes de alto valor ambiental. Hoje o programa inclui mais de 30 empresas da Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia, com uma área total de cerca de 2,5 milhões de hectares, dos quais mais de 36% são áreas naturais.
O encontro está enquadrado no projeto “Paisagem Produtiva Protegida no Grande Norte da Argentina”, executado pela Fundação ProYungas, em conjunto com as instituições parceiras FSC e Hábitat & Desarrollo, co-financiado pela União Europeia.
Programa completo do evento
Membros da Rede PPP
Hoje o Programa conta com uma Rede de empresas e organizações produtivas implementadoras do PPP, organizações parceiras pertencentes à sociedade civil e outras instituições que apoiam a implementação do programa, e aliados estratégicos.
Empresas e organizações produtivas: Ledesma, San Miguel, Citrusvil, Citromax, Arauco, Forestal Argentina, Bosques del Plata, Argenti Lemon, Vicente Trapani, Arcor, Romar, Suriyaco, Veracruz, Navar, Las Marías, Holcim, NOCE, Mistol Ancho, Agro Catamarca, Fortín Chacabuco, Associação de Pequenos Produtores Agrícolas de Quebracho (na Argentina); Arauco (no Chile); Cooperativa Neuland, agrupados pecuaristas da Estância Santa Herminia, Estância Doña Nidia, Estância Tres Marías e Estância 26 (no Paraguai) e; San Lorenzo (na Bolívia).
Organizações parceiras: Fundação ProYungas, The Nature Conservancy, Fundação Hábitat y Desarrollo (na Argentina); Fundação Moisés Bertoni, Wildlife Conservation Society (no Paraguai) e; Fundação para a Conservação da Floresta Chiquitano, PROMETA (na Bolívia).
Aliados estratégicos: FSC Argentina, Associação Argentina de Produtores de Semeadura Direta (AAPRESID), Chaco Networks, UICN, Instituto de Ecologia Regional (CONICET-UNT), Instituto de Biologia Subtropical (CONICET-UNaM), Centro de Estudos Ambientais e Sociais Territoriais (FCA , UNJu), Centro de Pesquisas da Mata Atlântica, ALLCOT; Bolívia: FUNDESNAP.
PODE LHE INTERESSAR
A Wood Acacia é valorizada por sua durabilidade, beleza natural, fácil manutenção e sustentabilidade, o que a torna a escolha ideal para móveis e decoração, tanto interior quanto exterior.
Phyllostachys nigra var. Henonis é o nome científico desta curiosa planta que dá um passeio pelo campo ou pelos parques de sua cidade ainda pode encontrar inúmeras plantas de flores, enquanto muitos outros já estão valendo a pena. Muitas das plantas ao nosso redor florescem, dão frutos e repetem essa parte de seu ciclo reprodutivo no ano seguinte. Outros demoram um pouco mais
Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.