
FAIMA realizará o 144º Congresso Madeireiro Argentino em Buenos Aires no dia 1º de dezembro
Prestes a comemorar seus 90 anos de história na liderança da indústria madeireira, a Federação Argentina das Indústrias Madeireiras e Afins (FAIMA) organiza o 144º Congresso da Madeira no dia 1º de dezembro de 2023, em Buenos Aires. Se reunirão as vozes e protagonistas mais importantes ligados à madeira argentina, à economia e ao mercado. Um dia inteiro para debater, analisar o contexto político atual e aprender mais sobre uma indústria que tem potencial para impulsionar a economia nacional.
Numa segunda etapa anual, e depois deste clássico encontro ter sido realizado em maio na província de Santiago del Estero, a Federação Argentina das Indústrias Madeireiras e Afins (FAIMA) organiza mais uma vez o 144º Congresso Madeireiro. Desta vez será no dia 1º de dezembro de 2023, das 8h30 às 18h, no Hotel Ker San Telmo, na Avenida Paseo Colón 455, na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Se reunirão as vozes e protagonistas mais importantes ligados à madeira argentina. Um dia inteiro para debater, analisar e aprender mais sobre uma indústria que tem potencial para impulsionar a economia nacional. Serão abordados temas de gestão empresarial, sustentabilidade, mercados, inteligência artificial e tecnologias na indústria madeireira, construção em madeira, entre outros temas econômicos atuais.
“A FAIMA apela a toda a indústria conexa para que se junte ao seu 144.º Congresso Madeireiro”, assinalam numa nota de imprensa da entidade que representa 28 câmaras espalhadas pelo país, das quais toda a cadeia produtiva composta por fabricantes e comerciantes de mobiliário, produtores de contentores e paletes, pisos e revestimentos, molduras, serrarias, carpintarias em geral, fabricantes de aberturas, madeiras e peças para construção, chapas, folheados, madeiras compensadas, aglomerados e fibras, pellets de madeira, habitações industrializadas e muito mais fabricantes de madeira.


PODE LHE INTERESSAR

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.