Martín Sánchez Acosta despediu-se do INTA Concordia após 43 anos de carreira, 600 boletins Forest News e mais de 15 mil contatos

Martín Sánchez Acosta despediu-se do INTA Concordia após 43 anos de carreira, 600 boletins Forest News e mais de 15 mil contatos

“Esta edição talvez pudesse ser intitulada “Meu último Boletim”, escreveu o agrônomo e engenheiro florestal, comunicador e grande amigo da profissão, Martín Sánchez Acosta. “A partir de 1º de novembro começa minha aposentadoria e não pertencerei mais ao INTA”, compartilhou com seus colegas e mais de 15 mil contatos sobre sua nova etapa, projetos e diversão.

«Foram 43 anos de carreira florestal, os primeiros 12 pertencentes à nossa tão esperada IFONA, começando em 1980 na Terra do Fogo trabalhando em florestas nativas e depois passando em 1983 para o acordo INTA-IFONA-Governo de Entre Ríos, baseado no INTA Concordia, até 1992, quando com a dissolução da IFONA me incorporaram a esta instituição, onde trabalhei até hoje", lembrou o comunicador e engenheiro agrônomo e florestal, Martín Sánchez Acosta.
Como premonição escreveu este último boletim, chegando ao número 600. «Eu sabia que não íamos publicar o número 700, pois é para isso que os jovens estarão lá. Aproveito esta oportunidade para me despedir do meu trabalho formal no INTA, embora seja provável que continuemos a fazer algumas coisas, especialmente em relação à formação e à construção com madeira", disse Martín sobre os novos projectos a realizar neste fase, desde a sua paixão pelo desenvolvimento da indústria florestal até à sua motivação de vida.
O sobrenome Sánchez Acosta começou na questão florestal com Roberto Sánchez Acosta na Administração Florestal Nacional. Martín continuou então na IFONA e seus sucessores são dois sobrinhos Facundo (já formado) e Ezequiel Sánchez Acosta, que em breve se formará na Universidade de La Plata, garantindo assim a continuidade dos herdeiros do conhecimento florestal.
“Envio a todos uma cordial saudação, com a convicção de que nós, silvicultores, sabemos que somos um elo de uma corrente que não tem fim”, disse na sua despedida deste espaço institucional.


MARTIN É SEM DÚVIDA UM VALOR ACRESCENTADO PARA A COMUNICAÇÃO FLORESTA NA ARGENTINA, UM COLEGA GENEROSO NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO. É UM PRIVILÉGIO PARA OS JORNALISTAS QUE ENCONTREMOS NESTE CAMINHO DA PROFISSÃO COM UM “TRADUTOR” E GUIA DAS QUESTÕES TÉCNICAS DA MADEIRA E DA CONSTRUÇÃO, MAS MAIS AINDA DA SUA QUALIDADE HUMANA E EXCELENTE HUMOR.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Mouliá participou da apresentação da 10ª Expo de Wood no evento ADS25

José Moulia, em nome do Governo de Entre Ríos, participou do painel de abertura da exposição ADS25, desenvolvido nos dias 23 e 24 de abril na Escola Superior de Arquitetura e Design da Universidade de Morón. A reunião reuniu profissionais, acadêmicos e representantes do setor de construção comprometidos com abordagens inovadoras e sustentáveis.

Ler notícia »

Card image cap O único animal no mundo que planta milhões de árvores todos os anos e é vital para a conservação da natureza

Eles desempenham um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais que a natureza está cheia de maravilhas e processos surpreendentes que muitas vezes passam despercebidos. Um desses fenômenos é a capacidade de um pequeno animal de plantar milhões de árvores todos os anos, desempenhando um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais.

Ler notícia »

Card image cap Madeira queimada: a técnica japonesa que embeleza e protege o material

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Ler notícia »

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

PERFILESLED

ASERSUR MADERAS

HERRAJES YACANTE

ATOR

MADER-EXPO

ENCHAPADORA SAN JUAN

SOUTH CHEMICAL

MAQUINARIAS ABRAHAM

PRECOR SA

DECOFORMA

MATRAMSA-AR S.A.

BIASSONI E HIJOS SAICA

MARCELO F. CASTELLUCCIO

AGLOLAM SA

STARK GROUP

CONTROL LOGIC

EL COLONO FERRETERIA

CASTALY MACHINE

ROSARIO ABRASIVOS SRL

SHOPBOT CNC TOOLS