Martín Sánchez Acosta despediu-se do INTA Concordia após 43 anos de carreira, 600 boletins Forest News e mais de 15 mil contatos

Martín Sánchez Acosta despediu-se do INTA Concordia após 43 anos de carreira, 600 boletins Forest News e mais de 15 mil contatos

“Esta edição talvez pudesse ser intitulada “Meu último Boletim”, escreveu o agrônomo e engenheiro florestal, comunicador e grande amigo da profissão, Martín Sánchez Acosta. “A partir de 1º de novembro começa minha aposentadoria e não pertencerei mais ao INTA”, compartilhou com seus colegas e mais de 15 mil contatos sobre sua nova etapa, projetos e diversão.

«Foram 43 anos de carreira florestal, os primeiros 12 pertencentes à nossa tão esperada IFONA, começando em 1980 na Terra do Fogo trabalhando em florestas nativas e depois passando em 1983 para o acordo INTA-IFONA-Governo de Entre Ríos, baseado no INTA Concordia, até 1992, quando com a dissolução da IFONA me incorporaram a esta instituição, onde trabalhei até hoje", lembrou o comunicador e engenheiro agrônomo e florestal, Martín Sánchez Acosta.
Como premonição escreveu este último boletim, chegando ao número 600. «Eu sabia que não íamos publicar o número 700, pois é para isso que os jovens estarão lá. Aproveito esta oportunidade para me despedir do meu trabalho formal no INTA, embora seja provável que continuemos a fazer algumas coisas, especialmente em relação à formação e à construção com madeira", disse Martín sobre os novos projectos a realizar neste fase, desde a sua paixão pelo desenvolvimento da indústria florestal até à sua motivação de vida.
O sobrenome Sánchez Acosta começou na questão florestal com Roberto Sánchez Acosta na Administração Florestal Nacional. Martín continuou então na IFONA e seus sucessores são dois sobrinhos Facundo (já formado) e Ezequiel Sánchez Acosta, que em breve se formará na Universidade de La Plata, garantindo assim a continuidade dos herdeiros do conhecimento florestal.
“Envio a todos uma cordial saudação, com a convicção de que nós, silvicultores, sabemos que somos um elo de uma corrente que não tem fim”, disse na sua despedida deste espaço institucional.


MARTIN É SEM DÚVIDA UM VALOR ACRESCENTADO PARA A COMUNICAÇÃO FLORESTA NA ARGENTINA, UM COLEGA GENEROSO NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO. É UM PRIVILÉGIO PARA OS JORNALISTAS QUE ENCONTREMOS NESTE CAMINHO DA PROFISSÃO COM UM “TRADUTOR” E GUIA DAS QUESTÕES TÉCNICAS DA MADEIRA E DA CONSTRUÇÃO, MAS MAIS AINDA DA SUA QUALIDADE HUMANA E EXCELENTE HUMOR.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A descoberta de bactérias produtoras de metano nas árvores repensa o papel ecológico das florestas

Estudo pioneiro mostra a surpreendente diversidade microbiana interna das árvores e a influência potencial no clima global, impulsionando novas estratégias para a gestão agrícola e florestal

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap Floresta nativa | Em Misiones, são reforçados os controles nas rotas de transporte ilegal de madeira nativa, extração de florestas sem licença e guias digitais fraudulentas

A informalidade na atividade florestal em Misiones ficou mais uma vez evidente, a cultura de operar ilegalmente é um problema histórico, e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??realiza as correspondentes operações de controle e fiscalização na regulação da atividade produtiva e na gestão sustentável do uso das florestas nativas.

Ler notícia »

KCD SOFTWARE

ASERRADERO EUZKADI

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

SERV-INT

AGLOLAM SA

PERIN Spa

GRUPO EURO

THERMWOOD

HUGO DANIEL VALETTO

AFIPAR SH

HYMMEN

AUTOPERFORANTES TEL

HERRAJES MANDILE

USNR

ROSARIO ABRASIVOS SRL

PERFILES DEL SOL

FRUND STARK SA

JOESCAN

DIEGO LAVISTA LLANOS

MADERAS KIKUE

CONTROL LOGIC

VIALRO