Martín Sánchez Acosta despediu-se do INTA Concordia após 43 anos de carreira, 600 boletins Forest News e mais de 15 mil contatos
“Esta edição talvez pudesse ser intitulada “Meu último Boletim”, escreveu o agrônomo e engenheiro florestal, comunicador e grande amigo da profissão, Martín Sánchez Acosta. “A partir de 1º de novembro começa minha aposentadoria e não pertencerei mais ao INTA”, compartilhou com seus colegas e mais de 15 mil contatos sobre sua nova etapa, projetos e diversão.
«Foram 43 anos de carreira florestal, os primeiros 12 pertencentes à nossa tão esperada IFONA, começando em 1980 na Terra do Fogo trabalhando em florestas nativas e depois passando em 1983 para o acordo INTA-IFONA-Governo de Entre Ríos, baseado no INTA Concordia, até 1992, quando com a dissolução da IFONA me incorporaram a esta instituição, onde trabalhei até hoje", lembrou o comunicador e engenheiro agrônomo e florestal, Martín Sánchez Acosta.
Como premonição escreveu este último boletim, chegando ao número 600. «Eu sabia que não íamos publicar o número 700, pois é para isso que os jovens estarão lá. Aproveito esta oportunidade para me despedir do meu trabalho formal no INTA, embora seja provável que continuemos a fazer algumas coisas, especialmente em relação à formação e à construção com madeira", disse Martín sobre os novos projectos a realizar neste fase, desde a sua paixão pelo desenvolvimento da indústria florestal até à sua motivação de vida.
O sobrenome Sánchez Acosta começou na questão florestal com Roberto Sánchez Acosta na Administração Florestal Nacional. Martín continuou então na IFONA e seus sucessores são dois sobrinhos Facundo (já formado) e Ezequiel Sánchez Acosta, que em breve se formará na Universidade de La Plata, garantindo assim a continuidade dos herdeiros do conhecimento florestal.
“Envio a todos uma cordial saudação, com a convicção de que nós, silvicultores, sabemos que somos um elo de uma corrente que não tem fim”, disse na sua despedida deste espaço institucional.
MARTIN É SEM DÚVIDA UM VALOR ACRESCENTADO PARA A COMUNICAÇÃO FLORESTA NA ARGENTINA, UM COLEGA GENEROSO NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO. É UM PRIVILÉGIO PARA OS JORNALISTAS QUE ENCONTREMOS NESTE CAMINHO DA PROFISSÃO COM UM “TRADUTOR” E GUIA DAS QUESTÕES TÉCNICAS DA MADEIRA E DA CONSTRUÇÃO, MAS MAIS AINDA DA SUA QUALIDADE HUMANA E EXCELENTE HUMOR.
PODE LHE INTERESSAR
Será de 31 de outubro a 3 de novembro.
Em 28 de novembro, a cidade de Posadas será o cenário da Reunião Tecnológica Industrial Florestal 2024 para empresas da região, um evento organizado pela Conicet Northeast que visa fortalecer a relação entre ciência e empresas no setor da produção e indústria de madeira. O dia ocorrerá das 9h às 13h.
Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.