Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Também conhecida como Shou-Sugi-Ban, esta técnica remonta ao século XVI e o seu nome vem de “yaki” (queimar) e “sugi” (cipreste). Hoje geralmente são usados ​​​​tília, pinho, bordo ou carvalho.

Mas o mais inovador é que pode ser aplicado em tetos, paredes e pisos, e também em móveis e acessórios de todos os tipos. O único limite? Imaginação própria.
Qual é a técnica de “queimar” madeira?
A técnica consiste em queimar ou carbonizar a madeira. Isso, além de gerar um acabamento original, contribui para uma vida útil mais longa.
Um maçarico ou chaminé é usado para queimar a superfície da placa. A madeira deve estar seca e cortada em tábuas compridas.
Em seguida é temperado com água, deixado esfriar e escovado para melhor acabamento. Por fim, a madeira é protegida com protetor, óleos naturais, vernizes, etc.
A ligeira carbonização da superfície da madeira torna-a impermeável e retardadora de chamas. Também protege do sol e funciona de forma muito eficaz como repelente de insetos. Por isso esta técnica é uma excelente opção para utilizar a madeira como revestimento exterior.
Diferentes usos e aplicações
• Pisos, tetos, paredes e revestimentos.
• Mobília.
• Acessórios
No revestimento de parede você pode combinar diferentes tonalidades de queima, optar por diferentes métodos de colocação, brincar com a geometria das tábuas, tamanhos, etc.”, afirma o especialista.
E acrescenta que também é muito utilizado em mesas, cadeiras e ilhas de cozinha ou para decorar qualquer objeto: desde centros de mesa e fontes até enfeites e potes. Quase tudo vale!
A técnica de queima da madeira, além de gerar um efeito estético original, ajuda a prolongar sua vida útil. Também proporciona um toque de natureza ao incorporar sofisticação e elegância através da cor preta e da textura da madeira.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária

A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.

Ler notícia »

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap A única árvore no meio do deserto do Saara vital para as rotas comerciais e militares

A Árvore Ténéré, uma acácia solitária no deserto do Saara, tornou-se durante séculos um farol de vida e referência para viajantes No vasto deserto do Saara, onde a aridez e o silêncio dominam a paisagem, existia uma árvore que se destacava sozinha, sendo um farol de vida e esperança para os viajantes.

Ler notícia »

TEPELCO S.A.

PRODUCTOS MIRO SRL

SOUTH CHEMICAL

ENCHAPADORA SAN JUAN

PRECOR SA

DECOFORMA

FORESTAL LAS MARÍAS SA

SLG CONSTRUCCIONES

METALURGICA PESKINS SCA

HERRAJES YACANTE

BIASSONI E HIJOS SAICA

MADER-EXPO

GONZALEZ TUDANCA

JOESCAN

ALCE HERRAJES SH

HYMMEN

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

CASTALY MACHINE

KCD SOFTWARE

RAIES MADERAS S.A.

PERIN Spa

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.