Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Yakisugi: a técnica japonesa que está na moda na arquitetura e decoração

Também conhecida como Shou-Sugi-Ban, esta técnica remonta ao século XVI e o seu nome vem de “yaki” (queimar) e “sugi” (cipreste). Hoje geralmente são usados ​​​​tília, pinho, bordo ou carvalho.

Mas o mais inovador é que pode ser aplicado em tetos, paredes e pisos, e também em móveis e acessórios de todos os tipos. O único limite? Imaginação própria.
Qual é a técnica de “queimar” madeira?
A técnica consiste em queimar ou carbonizar a madeira. Isso, além de gerar um acabamento original, contribui para uma vida útil mais longa.
Um maçarico ou chaminé é usado para queimar a superfície da placa. A madeira deve estar seca e cortada em tábuas compridas.
Em seguida é temperado com água, deixado esfriar e escovado para melhor acabamento. Por fim, a madeira é protegida com protetor, óleos naturais, vernizes, etc.
A ligeira carbonização da superfície da madeira torna-a impermeável e retardadora de chamas. Também protege do sol e funciona de forma muito eficaz como repelente de insetos. Por isso esta técnica é uma excelente opção para utilizar a madeira como revestimento exterior.
Diferentes usos e aplicações
• Pisos, tetos, paredes e revestimentos.
• Mobília.
• Acessórios
No revestimento de parede você pode combinar diferentes tonalidades de queima, optar por diferentes métodos de colocação, brincar com a geometria das tábuas, tamanhos, etc.”, afirma o especialista.
E acrescenta que também é muito utilizado em mesas, cadeiras e ilhas de cozinha ou para decorar qualquer objeto: desde centros de mesa e fontes até enfeites e potes. Quase tudo vale!
A técnica de queima da madeira, além de gerar um efeito estético original, ajuda a prolongar sua vida útil. Também proporciona um toque de natureza ao incorporar sofisticação e elegância através da cor preta e da textura da madeira.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Rio Negro | Governo e instituições promovem um modelo de desenvolvimento equilibrado entre produção e meio ambiente em Valles Irrigados

No quadro do impulso que o Governo Provincial tem dado à política florestal, foi realizada uma visita conjunta entre a Direcção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Económico e Produtivo, a Direcção Provincial de Águas (DPA), o Instituto Nacional de Tecnologia Agrária (INTA) e a consultora Lygnum.

Ler notícia »

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap As árvores contam histórias: a fascinante ciência da dendrocronologia

Uma ciência fascinante, a dendrocronologia transforma os anéis das árvores num vasto arquivo da história climática, revelando ligações entre o passado e o futuro. A cada anel, uma nova história de resiliência e adaptação ganha vida.

Ler notícia »

LYH PLACAS

PIERMATTEI S.A.

INGLAMIAUX

FRUND STARK SA

GRUPO EURO

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

USNR

PERFILES DEL SOL

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

ASERRADERO EUZKADI

AFIPAR SH

HERRAJES NORTE

MARCELO F. CASTELLUCCIO

TEPELCO S.A.

JOESCAN

ALCE HERRAJES SH

ENCHAPADORA SAN JUAN

HERRAJES RIMAC

ASERSUR MADERAS

ATOR

HERRAJES YACANTE

LIJAS HUNTER