APICOFOM prevê construção de edifício em madeira para promover os benefícios do material, a sua resistência e adaptação arquitectónica
O processo do projeto começou com treinamento ministrado por profissionais brasileiros especializados em construção em madeira da empresa KATA OFFSITE. A atividade enquadra-se nas ações que a entidade realiza para promover e consolidar a inovação na utilização desta matéria-prima.
O empresário madeireiro Pedro López Vinader e secretário da Associação de Produtores, Industriais e Comerciantes Florestais de Misiones e Corrientes (APICOFOM), referiu-se ao projeto que têm em andamento, para construir e instalar um edifício estrutural de 3 a 5 andares totalmente em madeira, em um espaço de grande visibilidade na cidade de Posadas, com o objetivo de mostrar o potencial da indústria e da matéria-prima, seus benefícios em favor do cuidado com o meio ambiente, a rapidez e agilidade deste sistema construtivo, e sua adaptação a projetos e arquitetura.
Além disso, procuram que a obra emblemática permita expor “a atratividade arquitetónica que representa a agregação do design e a utilização de tecnologias avançadas a nível mundial como a que temos em Misiones”.
“Este ponto de encontro também nos permitirá realizar campanhas de sensibilização, consolidar o posicionamento que Misiones tem nesta área a nível nacional, agregar mais um ponto de atração turística e profissional e mostrar o potencial das nossas empresas e das dezenas de milhares de pessoas que compõem a família florestal industrial da região”, comentou o empresário.
Neste contexto, convidaram os fundadores brasileiros da empresa KATA OFFSITE, Ramón Pollnow e Frederico Oliveira, com vasta experiência em tecnologias de construção, sistemas de produção e desenvolvimento de produtos para construção modular externa.
A atividade organizada pela APICOFOM enquadra-se nas ações que a entidade realiza para promover e consolidar a inovação na utilização desta matéria-prima.
Durante a palestra, eles detalharam seu trabalho e especificidade, e as políticas públicas realizadas por diferentes estados do Brasil para promover a combinação virtuosa da indústria florestal e da produção habitacional.
A delegação foi integrada por Ramon Pollnow (Engenheiro Civil e Industrial da Madeira); Frederico Oliveira (Engenheiro Industrial da Madeira e Especialista em Engenharia de Produção); e Felipe Biffi (Engenheiro Civil e Especialista em Gestão de Projetos BIM).
Em representação da APICOFOM participaram o secretário Pedro López Vinader, arquitetos e técnicos de empresas dedicadas ao ramo, profissionais afins, Gregorio López Moreno (em representação do escritório EVOECO) e a gestora institucional Cristina Ryndycz.
Nos dias anteriores, os brasileiros visitaram a fábrica de habitações de madeira industrializada - localizada na cidade de Posadas - junto com técnicos do IPRODHA, e realizaram uma reunião de trabalho com os parceiros daquela fábrica.
“Brasil promove a indústria de base florestal”
Durante a sua apresentação, Ramón Pollnow forneceu numerosos detalhes relacionados com os primórdios da empresa e a experiência que todos os seus membros têm no assunto, exemplos de construção com madeira em residências unifamiliares e multifamiliares, edifícios de vários andares e centros comerciais; e falou sobre as políticas estatais para promover a construção de habitação social, altamente necessária para satisfazer a procura atual e futura.
Eles destacaram que “a tecnologia que vimos na fábrica habitacional localizada em Posadas é de última geração, de nível europeu sem dúvida e superior à que temos no Brasil no momento, e tem um alto potencial de desenvolvimento”.
Ele citou ainda que o Estado de São Paulo, diante das enchentes e deslizamentos registrados há alguns meses, exigiu 500 casas para destinar às famílias atingidas, e optou pelo sistema construtivo de madeira por representar a solução mais rápida e eficiente, entre outras benefícios positivos. . “A entrega dessas unidades, que representam uma necessidade urgente para essas famílias, estão em fase final de produção e posterior instalação.”
Ressaltaram que, com base em inúmeras pesquisas e experiências nos países mais desenvolvidos sobre o tema, “construir com madeira representa muitas ações favoráveis ao meio ambiente e à eficiência energética, e possui altos índices industriais em produtividade, desempenho, custos e rapidez de resposta” .

PODE LHE INTERESSAR
Rio Negro | Governo e instituições promovem um modelo de desenvolvimento equilibrado entre produção e meio ambiente em Valles Irrigados
No quadro do impulso que o Governo Provincial tem dado à política florestal, foi realizada uma visita conjunta entre a Direcção Florestal do Ministério do Desenvolvimento Económico e Produtivo, a Direcção Provincial de Águas (DPA), o Instituto Nacional de Tecnologia Agrária (INTA) e a consultora Lygnum.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina
A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.





















