Chile | A Wood Week traz inovação em construção sustentável, agregação de valor e bioeconomia circular popular na indústria florestal

Chile | A Wood Week traz inovação em construção sustentável, agregação de valor e bioeconomia circular popular na indústria florestal

Como ponto de encontro em torno da criação e inovação em madeira, com destaque para as áreas da arquitetura, design, engenharia, inovação e empreendedorismo, define-se a Wood Week (SDLM). Feira internacional que acontecerá de quarta-feira, 27 de setembro, até domingo, 1º de outubro, no Parque Bicentenário de Vitacura, com entrada gratuita para todos os entusiastas da construção sustentável.

O encontro será uma vitrine para promover a cultura e a identidade da madeira no Chile, que se tornará uma referência a nível latino-americano e global, que promoverá, através de especialistas, o uso de materiais sustentáveis, renováveis ​​e inovadores.
Com esta abordagem, o SDLM procurará transmitir aos visitantes a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, dos projetos e empreendimentos, que acrescentam valor e contribuem para uma bioeconomia circular.
O presidente da Corma, Juan José Ugarte, definiu a feira como uma solução para os desafios globais. “Diante de discussões urgentes como as alterações climáticas, o crescimento populacional e a urbanização, a madeira surge como uma matéria-prima com amplas vantagens para criar ambientes mais eficientes energeticamente e saudáveis ​​para os seus habitantes.”
Ele acrescentou que “a construção é responsável por uma proporção significativa das emissões globais de carbono. Comparativamente a outros materiais de construção, a madeira destaca-se pela sua capacidade de absorver CO2, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.” E destacou que “a sua disponibilidade para consumo humano será segura, desde que seja produzida e utilizada de forma sustentável”.
Uma semana cheia de atividades e reflexão
O evento contará com diversas atividades, incluindo a Feira Expositora de Construção em Madeira e Sustentabilidade, onde poderão explorar produtos e soluções inovadoras em torno da construção em madeira e sustentabilidade, bem como as últimas tendências e tecnologias que estão transformando o mundo.
Isto é destacado pelo presidente da Madera21, Francisco Lozano. “Esta décima oitava versão da Semana da Madeira terá como tema principal a vida sustentável, um grande desafio que temos como sociedade e onde sem dúvida a inovação na madeira é a solução.
Outro espaço importante será o Made in Chile, Made in Wood, dedicado ao design e produtos de arte em madeira, criado por empresários chilenos que utilizam este nobre material para agregar valor, onde serão expostas a versatilidade e a beleza em objetos únicos.
Além disso, serão realizados seminários dedicados à inovação e ao futuro da madeira, construção sustentável, género e sustentabilidade, eficiência na indústria da construção em madeira, desenvolvimento tecnológico e económico do sector florestal, vida sustentável, entre outros.
Além do anterior, há palestras e workshops técnicos, onde poderá explorar produtos e serviços relacionados com a madeira e a construção sustentável, com aulas de carpintaria para adultos e crianças, nas quais descobrirá, por exemplo, os segredos da aplicação de revestimentos.
Um espaço especial da feira será a plataforma de encontros e networking, que conectará profissionais, empreendedores e especialistas na área da madeira e da construção sustentável, onde terão a oportunidade de trocar ideias, partilhar conhecimentos e estabelecer relações de trabalho.
Como todos os anos, na inauguração serão premiados os participantes nos concursos de arquitetura, design, engenharia, construção e inovação, uma oportunidade que servirá para destacar e divulgar os projetos e empreendimentos mais destacados do país.
Lozano acrescenta que “está aberto o convite para participar numa Semana da Madeira que visa fomentar um diálogo enriquecedor e inspirador rumo a uma indústria da construção mais sustentável e consciente, onde profissionais, estudantes, empresários, académicos e o público em geral poderão mergulhar ... neste espaço que procura traçar o caminho para um futuro mais verde e sustentável.”


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Apicofom: 1947 AL 2025

O 78º aniversário da Apicofom nos encontra como uma instituição de referência da indústria nacional florestal, resultado de um trabalho constante, coerente e responsável. Quase 8 décadas são refletidas hoje em um presente sólido, com a legitimidade que nos apoia ao promover, propondo e implementando ações setoriais em todos os níveis em que as políticas públicas são decididas.

Ler notícia »

Card image cap Alemanha | A indústria florestal orienta os visitantes Ligna 2025 para novos caminhos para maior eficiência de recursos

O suprimento de madeira como matéria -prima é essencial para a indústria mundial de carpintarias e o processamento de madeira, que se reunirá em Ligna 2025 em Hannover de 26 a 30 de maio. Como reflexão disso, a seção florestal da Feira Mundial mostrará todos os aspectos dos métodos otimizados para o uso de madeira. Máquinas florestais modernas em escala moderna, serrarias móveis, logística inteligente e transporte seguro - como pioneiros técnicos no uso de madeira como material e energia - serão os protagonistas, juntamente com os esforços cruciais para preservar as florestas como uma fonte sustentável de matérias -primas para gerações futuras e prepará -las para os desafios do futuro.

Ler notícia »

Card image cap A nova edição foi lançada!

Inspiração, inovação e o mais recente do mundo da madeira e dos móveis aguardam você.

Ler notícia »

SERV-INT

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

STARK GROUP

AFIPAR SH

GRUPO EURO

LYH PLACAS

CONTROL LOGIC

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

HERRAJES NORTE

EL COLONO FERRETERIA

DIEGO LAVISTA LLANOS

SAN VICENTE MADERAS SRL

HUGO DANIEL VALETTO

AUTOPERFORANTES TEL

CASTALY MACHINE

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL

COMBILIFT

THERMWOOD

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.