
Chile | A Wood Week traz inovação em construção sustentável, agregação de valor e bioeconomia circular popular na indústria florestal
Como ponto de encontro em torno da criação e inovação em madeira, com destaque para as áreas da arquitetura, design, engenharia, inovação e empreendedorismo, define-se a Wood Week (SDLM). Feira internacional que acontecerá de quarta-feira, 27 de setembro, até domingo, 1º de outubro, no Parque Bicentenário de Vitacura, com entrada gratuita para todos os entusiastas da construção sustentável.
O encontro será uma vitrine para promover a cultura e a identidade da madeira no Chile, que se tornará uma referência a nível latino-americano e global, que promoverá, através de especialistas, o uso de materiais sustentáveis, renováveis e inovadores.
Com esta abordagem, o SDLM procurará transmitir aos visitantes a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, dos projetos e empreendimentos, que acrescentam valor e contribuem para uma bioeconomia circular.
O presidente da Corma, Juan José Ugarte, definiu a feira como uma solução para os desafios globais. “Diante de discussões urgentes como as alterações climáticas, o crescimento populacional e a urbanização, a madeira surge como uma matéria-prima com amplas vantagens para criar ambientes mais eficientes energeticamente e saudáveis para os seus habitantes.”
Ele acrescentou que “a construção é responsável por uma proporção significativa das emissões globais de carbono. Comparativamente a outros materiais de construção, a madeira destaca-se pela sua capacidade de absorver CO2, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.” E destacou que “a sua disponibilidade para consumo humano será segura, desde que seja produzida e utilizada de forma sustentável”.
Uma semana cheia de atividades e reflexão
O evento contará com diversas atividades, incluindo a Feira Expositora de Construção em Madeira e Sustentabilidade, onde poderão explorar produtos e soluções inovadoras em torno da construção em madeira e sustentabilidade, bem como as últimas tendências e tecnologias que estão transformando o mundo.
Isto é destacado pelo presidente da Madera21, Francisco Lozano. “Esta décima oitava versão da Semana da Madeira terá como tema principal a vida sustentável, um grande desafio que temos como sociedade e onde sem dúvida a inovação na madeira é a solução.
Outro espaço importante será o Made in Chile, Made in Wood, dedicado ao design e produtos de arte em madeira, criado por empresários chilenos que utilizam este nobre material para agregar valor, onde serão expostas a versatilidade e a beleza em objetos únicos.
Além disso, serão realizados seminários dedicados à inovação e ao futuro da madeira, construção sustentável, género e sustentabilidade, eficiência na indústria da construção em madeira, desenvolvimento tecnológico e económico do sector florestal, vida sustentável, entre outros.
Além do anterior, há palestras e workshops técnicos, onde poderá explorar produtos e serviços relacionados com a madeira e a construção sustentável, com aulas de carpintaria para adultos e crianças, nas quais descobrirá, por exemplo, os segredos da aplicação de revestimentos.
Um espaço especial da feira será a plataforma de encontros e networking, que conectará profissionais, empreendedores e especialistas na área da madeira e da construção sustentável, onde terão a oportunidade de trocar ideias, partilhar conhecimentos e estabelecer relações de trabalho.
Como todos os anos, na inauguração serão premiados os participantes nos concursos de arquitetura, design, engenharia, construção e inovação, uma oportunidade que servirá para destacar e divulgar os projetos e empreendimentos mais destacados do país.
Lozano acrescenta que “está aberto o convite para participar numa Semana da Madeira que visa fomentar um diálogo enriquecedor e inspirador rumo a uma indústria da construção mais sustentável e consciente, onde profissionais, estudantes, empresários, académicos e o público em geral poderão mergulhar ... neste espaço que procura traçar o caminho para um futuro mais verde e sustentável.”


PODE LHE INTERESSAR

O local possui centenários castanhas que atingem 30 metros de altura e mantêm em suas sombras a memória de Emilia pardo Bazán

A investigação foi baseada em dados de mais de 20 milhões de pessoas e mostrou as consequências da exposição a partículas finas nesses eventos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os incêndios florestais estão aumentando rapidamente em intensidade, frequência e duração devido à crise climática

A 30ª edição da Exposição Internacional de Construção e Habitação foi inaugurada hoje, consolidando como o principal evento de inovação, construção industrializada, sustentabilidade e tecnologia no setor de construção da região. A exposição estará aberta até 28 de junho de 2025, a partir das 14:00. às 20:00, em La Rural.