Construção de casas

Construção de casas

“A madeira é um material resistente, sustentável e mais rentável a longo prazo”, afirmam da FAIMA.

Da Federação Argentina da Indústria Madeireira e Afins (FAIMA) iniciaram uma campanha de divulgação sobre os benefícios do uso da madeira na construção habitacional, onde começaram principalmente marcando cinco motivos: “É um material com menor impacto ambiental em comparação com outras construções materiais, tem maior eficiência energética, é resistente e de qualidade, tem alto poder de isolamento e grande flexibilidade de projetos ou adaptação”, listaram.
Da Federação Argentina da Indústria Madeireira e Afins (FAIMA) marcaram os 5 principais motivos para escolher a madeira para a construção de casas, considerando que há cada vez mais novas obras, ampliações, projetos e construções de casas e edifícios que buscam contribuir para os seus habitantes a máxima poupança de energia possível.
Desde a orientação, materiais, revestimentos, estruturas e outros elementos, a madeira é o denominador comum que une todos, pelas suas características e propriedades naturais como o isolamento térmico e acústico, indicam em comunicado da federação.
“Atualmente, o mercado da construção em madeira na Argentina vive um processo de crescimento sustentado, apesar das dificuldades que surgem pelo caminho. Em comparação com há 10 ou 20 anos, observa-se uma mudança significativa na procura e na oferta de construções com madeira” afirma Daniel Vier, vice-presidente da FAIMA e especialista em construção com madeira.
“Há alguns anos, a madeira não era considerada um material de construção relevante na Argentina e era utilizada principalmente em elementos decorativos ou em construções rurais. Hoje, devido à necessidade de construir casas mais eficientes e sustentáveis, a madeira tem sido cada vez mais utilizada na construção.”
• MENOS IMPACTO AMBIENTAL
A construção de estruturas de madeira é benéfica para o ambiente em comparação com outros recursos devido ao impacto mínimo que tem na cadeia de abastecimento. O custo de fabrico, transporte e construção de casas e edifícios com estrutura de madeira é consideravelmente mais barato do que as alternativas de aço e betão, a madeira utiliza imediatamente menos energia e é uma solução verde.
Além disso, a madeira captura carbono, garantindo que a emissão de gases de efeito estufa do projeto seja mínima.
Além disso, a Avaliação do Ciclo de Vida de Longo Prazo (ACV) da madeira é muito melhor do que a do aço ou do concreto. Isto significa que as obras de madeira e madeira maciça têm uma taxa global de consumo de energia mais baixa em todas as etapas do processo, desde a recolha de materiais até aos efeitos a longo prazo da manutenção.

• MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Na verdade, vários estudos indicam que 40% do consumo de energia na Europa provém dos edifícios, além de ser responsável por 30% das emissões de CO2 para a atmosfera.
Estes dados são muito significativos porque destacam a necessidade de apostar em materiais sustentáveis ​​– como a madeira – que melhoram a eficiência energética das casas e contribuem para poupanças energéticas significativas.
A madeira é o único material de construção renovável. Uma alternativa altamente recomendada que se destaca pelas suas propriedades higroscópicas, ou seja, pela sua capacidade de absorção da humidade ambiental. Esse fator soma-se ao seu ótimo comportamento como isolante térmico e contribui para a manutenção da temperatura interna por mais tempo, o que reduz o consumo relativo ao uso de aparelhos e sistemas de ar condicionado.
Estas propriedades fazem dele o produto ideal para alcançar um alto grau de eficiência na construção. Mas, além disso, possui grande capacidade de absorção de sons. Ou seja, funciona também como isolante acústico, melhorando o conforto interior e aumentando o bem-estar dos utilizadores.
• QUALIDADE EXCELENTE
A beleza natural da madeira proporciona serenidade e harmonia, o seu aroma, o seu parceiro com as árvores, tanto em pé como transformadas em tectos, paredes, pavimentos e móveis melhoram a qualidade do ar, reduzem o stress e promovem uma sensação de bem-estar. produtivo para a agilidade mental, tanto para o ambiente acadêmico quanto para o trabalho.
“A Argentina possui extensas áreas florestais e uma grande variedade de espécies de madeira, o que proporciona uma base sólida para o fornecimento de materiais e diversidade na construção em madeira”, acrescenta Vier sobre este ponto.
• ALTO PODER DE ISOLAMENTO
Ao contrário do aço e do concreto, a estrutura celular da madeira retarda a perda de calor. Isso significa que a estrutura de madeira é um bom isolante natural para qualquer projeto e pode gerar uma conta de energia mais barata.
A estrutura de madeira não só é boa para captar o calor nos meses mais frios, mas também para mantê-la afastada.


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Muchos bosques podrian estar a punto de aliarse con el cambio climatico, avisan los forestales estadounidenses

Un nuevo estudio muestra como afecta el cambio climatico a la productividad forestal en Estados Unidos. Los resultados, lejos de favorecer el optimismo global, aseguran que los bosques podrian convertirse en fuentes de carbono.

Ler notícia »

Card image cap Ya llega BATEV 2024

La 29º edicion de BATEV - Exposicion Internacional de la Construccion y la Vivienda - abre sus puertas del 26 de junio al 29 de junio de 2024 en La Rural. Se espera una gran convocatoria del publico, en el que sera el encuentro mas relevante del sector.

Ler notícia »

Card image cap Jujuy incorporara regiones de bosque nativo como areas de maxima conservacion

La provincia participo del Consejo Federal de Medio Ambiente -Cofema y quedo a cargo de la Comision de Bosques Nativos.

Ler notícia »

PERIN Spa

JOESCAN

KCD SOFTWARE

HYMMEN

WEMHÖNER Surface Technologies

MUEBLES PLATINUM

MADERWIL S.A.

METALURGICA RUEDAMAS SRL

HERRAJES YACANTE

MATRAMSA-AR S.A.

HERRAJES RIMAC

TAEDA S.A.

PRODUCTOS MIRO SRL

FORESTAL LAS MARÍAS SA

MADER-EXPO

SOUTH CHEMICAL

ATOR

PRECOR SA

METALURGICA PESKINS SCA

DIFRA CNC

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA