Rio Negro | Reuniões com fornecedores de El Bolsón promovem um trabalho de prevenção de incêndios florestais “durante todo o ano”
A Secretaria de Turismo do Município de El Bolsón e a Diretoria de Turismo da província de Río Negro realizaram 6 reuniões virtuais e presenciais entre julho e setembro, que abordaram medidas de prevenção de incêndios, agregando prestadores e empresas turísticas comprometidas com o tema em El Bolsón.
As autoridades provinciais consideram vital o empenho dos operadores turísticos e comerciantes ao longo do ano na prevenção de incêndios.
Depois de vários trabalhos com as câmaras empresariais de turismo e comércio, a Secretaria de Turismo do Município de El Bolsón e a Direção de Turismo da província de Río Negro, foram realizadas 6 reuniões virtuais e presenciais nas quais eles abordou medidas de prevenção de incêndios para prestadores de turismo comprometidos com o tema em El Bolsón.
“Nas reuniões foi comunicada a necessidade de os prestadores trabalharem para criar uma área defensável e obterem autorizações na época baixa para não sobrecarregar os serviços de emergência com estes procedimentos na época de maior risco de incêndio”, informou o SIPLIF El Bolsón. .
Para isso, foram estabelecidos canais de comunicação exclusivos para os prestadores através dos quais serão enviados alertas diretamente em caso de perigo extremo de incêndio e nos dias de proibição de fazer todos os tipos de incêndio.
Ao mesmo tempo, foram partilhados recursos como cartazes, cartazes e estratégias de comunicação com a comunidade.

PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.





















