Chile | A difícil tarefa do reflorestamento e seu impacto no meio ambiente

Chile | A difícil tarefa do reflorestamento e seu impacto no meio ambiente

Afasta o país do cumprimento das metas de enfrentamento às Mudanças Climáticas

Em coluna de opinião, o presidente da Corporação Chilena de Madeira (Corma), Juan José Ugarte, manifesta sua preocupação pela ausência de um debate necessário no país sobre a diminuição das florestas cultivadas no país desde 2012 e as consequências de não ser capaz de reflorestar hectares afetados pelos megaincêndios para mais de 150 mil hectares sem cobertura vegetal e erodidos. “Consequentemente, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional para lidar com as alterações climáticas.”
Do mundo da madeira vemos com preocupação o que está acontecendo com o declínio das florestas em nosso país. Desde 2012, o Chile deixou de plantar florestas produtivas.
E a tarefa de reflorestar os hectares afectados pelos megaincêndios de 2017 e 2023 tem sido impossível de ser assumida pelas PME, deixando como resultado mais de 150.000 hectares sem cobertura vegetal e erodidos.
Como consequência, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional de enfrentamento às Alterações Climáticas de: plantar 60.000 ha de nova floresta, gerir 60.000 ha. de floresta nativa para aumentar sua capacidade de captura, ter um plano de manejo paisagístico de 1 milhão de hectares e reduzir em 25% os danos causados ​​pelo fogo, mas estamos indo na direção oposta.
O balanço de emissões de gases de efeito estufa do Chile indica que a cada ano lançamos na atmosfera cerca de 56 milhões de toneladas de CO2eq. -gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis- algo que as massas florestais não conseguem neutralizar, que foram dizimadas pelos incêndios e pelo desmatamento.
A tarefa de reduzir esta lacuna entre emissões e capturas é realizada em nosso país e em todo o mundo pelas florestas, reconhecidas como a única forma de atingir a meta de forma oportuna e eficiente.
Seremos capazes de nos organizar entre os diferentes atores para que, com base em evidências científicas, possamos abordar uma política de longo prazo e dar impulso a esta urgente agenda florestal?


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os países da Amazônia reafirmarão seu apoio ao fundo para proteger as florestas do mundo

Em novembro, durante a COP30, será apresentada a iniciativa do mecanismo financeiro para proteger esses ecossistemas presentes em cerca de 70 países.

Ler notícia »

Card image cap Entre Ríos se prepara para os 39º Dias da Floresta de Inta e Aianer: uma reunião anual com especialistas em silvicultura, indústria e economia

As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.

Ler notícia »

Card image cap Pablo Ruival continuará em frente a AFOA até 2027 e ratifica a floresta-industrria como um mecanismo de desenvolvimento para a Argentina

A Associação Florestal Argentina (AFOA), uma instituição com quase 80 anos de experiência e representação de produtores, empresas, profissionais, estudantes e atores ligados ao setor florestal, realizou sua assembléia de autoridades para o período 2025-2027.

Ler notícia »

THERMWOOD

HUGO DANIEL VALETTO

TRIPAYN SRL

FRUND STARK SA

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

FARAM SRL

INGLAMIAUX

PERIN Spa

DIEGO LAVISTA LLANOS

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

HYMMEN

AUTOPERFORANTES TEL

ASERRADERO EUZKADI

SLG CONSTRUCCIONES

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

HERRAJES NORTE

PERFILESLED

METALURGICA PESKINS SCA

MAQUINARIAS ABRAHAM

MADER-EXPO

ASERRADERO ROCAS SRL