Chile | A difícil tarefa do reflorestamento e seu impacto no meio ambiente

Chile | A difícil tarefa do reflorestamento e seu impacto no meio ambiente

Afasta o país do cumprimento das metas de enfrentamento às Mudanças Climáticas

Em coluna de opinião, o presidente da Corporação Chilena de Madeira (Corma), Juan José Ugarte, manifesta sua preocupação pela ausência de um debate necessário no país sobre a diminuição das florestas cultivadas no país desde 2012 e as consequências de não ser capaz de reflorestar hectares afetados pelos megaincêndios para mais de 150 mil hectares sem cobertura vegetal e erodidos. “Consequentemente, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional para lidar com as alterações climáticas.”
Do mundo da madeira vemos com preocupação o que está acontecendo com o declínio das florestas em nosso país. Desde 2012, o Chile deixou de plantar florestas produtivas.
E a tarefa de reflorestar os hectares afectados pelos megaincêndios de 2017 e 2023 tem sido impossível de ser assumida pelas PME, deixando como resultado mais de 150.000 hectares sem cobertura vegetal e erodidos.
Como consequência, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional de enfrentamento às Alterações Climáticas de: plantar 60.000 ha de nova floresta, gerir 60.000 ha. de floresta nativa para aumentar sua capacidade de captura, ter um plano de manejo paisagístico de 1 milhão de hectares e reduzir em 25% os danos causados ​​pelo fogo, mas estamos indo na direção oposta.
O balanço de emissões de gases de efeito estufa do Chile indica que a cada ano lançamos na atmosfera cerca de 56 milhões de toneladas de CO2eq. -gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis- algo que as massas florestais não conseguem neutralizar, que foram dizimadas pelos incêndios e pelo desmatamento.
A tarefa de reduzir esta lacuna entre emissões e capturas é realizada em nosso país e em todo o mundo pelas florestas, reconhecidas como a única forma de atingir a meta de forma oportuna e eficiente.
Seremos capazes de nos organizar entre os diferentes atores para que, com base em evidências científicas, possamos abordar uma política de longo prazo e dar impulso a esta urgente agenda florestal?


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap As ameaças que se escondem para a árvore mais antiga do mundo

Nas profundezas de uma floresta chilena, o bisavô fica, uma árvore de cerca de 5.400 anos. Um projeto de rodovia ameaça sua existência e o do ecossistema circundante. Os impérios emergiram e caíram, eles nasceram e caíram em idiomas do Oblivion, mas essa árvore resistiu à passagem do tempo: o bisavô, cerca de 5.400 anos.

Ler notícia »

Card image cap O edifício de madeira de nove anos que revoluciona a construção: por isso é muito mais rápido e barato para construir

Este projeto de construção habitacional em Toronto (Canadá) leva as vantagens da pré -fabricação de painéis de controle. Mais informações: o arranha -céu que mudará a construção: fachada de madeira para controlar a temperatura sem gastar energia

Ler notícia »

Card image cap Esta é a floresta galinha onde as castanhas mais altas da Europa crescem

O local possui centenários castanhas que atingem 30 metros de altura e mantêm em suas sombras a memória de Emilia pardo Bazán

Ler notícia »

PRECOR SA

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES RIMAC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

MADER-EXPO

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

LIJAS HUNTER

HERRAJES YACANTE

SLG CONSTRUCCIONES

CASERMEIRO S.R.L.

DECOFORMA

ASERSUR MADERAS

MADERAS KIKUE

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

RAIES MADERAS S.A.

AFIPAR SH

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA