
Chile | A difícil tarefa do reflorestamento e seu impacto no meio ambiente
Afasta o país do cumprimento das metas de enfrentamento às Mudanças Climáticas
Em coluna de opinião, o presidente da Corporação Chilena de Madeira (Corma), Juan José Ugarte, manifesta sua preocupação pela ausência de um debate necessário no país sobre a diminuição das florestas cultivadas no país desde 2012 e as consequências de não ser capaz de reflorestar hectares afetados pelos megaincêndios para mais de 150 mil hectares sem cobertura vegetal e erodidos. “Consequentemente, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional para lidar com as alterações climáticas.”
Do mundo da madeira vemos com preocupação o que está acontecendo com o declínio das florestas em nosso país. Desde 2012, o Chile deixou de plantar florestas produtivas.
E a tarefa de reflorestar os hectares afectados pelos megaincêndios de 2017 e 2023 tem sido impossível de ser assumida pelas PME, deixando como resultado mais de 150.000 hectares sem cobertura vegetal e erodidos.
Como consequência, não estamos a cumprir os objectivos comprometidos na estratégia nacional de enfrentamento às Alterações Climáticas de: plantar 60.000 ha de nova floresta, gerir 60.000 ha. de floresta nativa para aumentar sua capacidade de captura, ter um plano de manejo paisagístico de 1 milhão de hectares e reduzir em 25% os danos causados pelo fogo, mas estamos indo na direção oposta.
O balanço de emissões de gases de efeito estufa do Chile indica que a cada ano lançamos na atmosfera cerca de 56 milhões de toneladas de CO2eq. -gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis- algo que as massas florestais não conseguem neutralizar, que foram dizimadas pelos incêndios e pelo desmatamento.
A tarefa de reduzir esta lacuna entre emissões e capturas é realizada em nosso país e em todo o mundo pelas florestas, reconhecidas como a única forma de atingir a meta de forma oportuna e eficiente.
Seremos capazes de nos organizar entre os diferentes atores para que, com base em evidências científicas, possamos abordar uma política de longo prazo e dar impulso a esta urgente agenda florestal?

PODE LHE INTERESSAR

O Combi-CB70E, lançado recentemente, ganha reconhecimento global por seu design, desempenho e sustentabilidade ergonômicos no prestigiado Red Dot Design Awards 2025 Essen, Alemanha-julho de 2025-Fabricante irlandês Combilift, Líder Global em Soluções de Redos de Reden e Multi-Direcional, que foi concedido a C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-LEDERN, a Reden Hotor Reden, que é premiado com o C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-C-LELER. A empilhadeira multidirecional movida a energia elétrica, desenvolvida para atender às necessidades de manuseio pesado e de carga longa de maneiras mais sustentáveis.

Nas profundezas de uma floresta chilena, o bisavô fica, uma árvore de cerca de 5.400 anos. Um projeto de rodovia ameaça sua existência e o do ecossistema circundante. Os impérios emergiram e caíram, eles nasceram e caíram em idiomas do Oblivion, mas essa árvore resistiu à passagem do tempo: o bisavô, cerca de 5.400 anos.

O berçário de San Jerónimo cultiva exemplar para restaurar e regenerar a paisagem natural da Andaluzia, o maior viveiro da Andaluzia está localizado em Sevilha e tesouros em seu espaço, as espécies de árvores nativas que serão reformadas no futuro, as paisagens desta região da Espanha do Sul.