Missões | Luis Chemes receberá o Prêmio Araucária 2023
Em reconhecimento ao seu percurso profissional em Engenharia Florestal
O atual diretor de Manejo de Incêndios e Emergências Ambientais da Diretoria Geral de Alerta Precoce da Subsecretaria de Planejamento Territorial do Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis de Misiones, será reconhecido com o maior prêmio concedido anualmente pelo Colégio de Engenheiros Florestais de Misiones, no âmbito do Dia do Engenheiro Florestal Argentino. O evento será no próximo dia 26 de agosto, em Eldorado.
Este ano, o tradicional reconhecimento anual concedido pelo Colégio de Engenheiros Florestais de Misiones (COIFORM), o “Prêmio Araucária 2023” de “Carreira Profissional”, será para Luis Alberto Chemes
O prêmio é uma obra de arte, uma semente de araucária esculpida em madeira pelo artesão Carlos Román Pauba, da cidade de Eldorado.
A diretoria, todo dia 16 de agosto, destaca as trajetórias de profissionais das esferas pública e privada e, por sua vez, destaca os compromissos assumidos com a instituição colegiada.
“Luis Alberto Chemes, com registro profissional nº 279, receberá reconhecimento aos 71 anos por sua trajetória profissional e contribuição permanente e valioso comprometimento institucional (Resolução 550/2023) no jantar de camaradagem que os profissionais realizarão na cidade de Eldorado próximo sábado, 26 de agosto.
Chemes nasceu em Santa Fé, em 12 de novembro de 1951, é descendente de pais libaneses, mas cinco dias depois já estava em Colonia Victoria, província de Misiones. A partir daí deu os primeiros passos, onde cresceu até os quatro anos de idade, quando sua família decidiu se mudar para a cidade de Posadas e lá criou raízes até ir estudar Engenharia Florestal na Universidade Nacional de La Plata. (UNLP).
Formou-se em 1977 na Escola Superior Florestal da Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de La Plata - UNLP.

PODE LHE INTERESSAR
INTA Delta inicia propagação de sete clones de salgueiro crioulo para restauração ecológica no Paraná
Como resultado do trabalho de resgate, domesticação e registro realizado por Teresa Cerrillo, pesquisadora líder em Melhoramento Genético Salix, no âmbito dos Programas Nacionais de Genética e Recursos Florestais do INTA, iniciou-se recentemente a multiplicação e propagação de sete clones de salgueiro crioulo (Salix humboldtiana) registrados no Instituto Nacional de Sementes (INASE) pelo INTA Delta del Paraná.
O DNA das florestas: descobrem o que faz uma árvore resistir à seca
Equipe internacional, com participação do INTA e do Conicet, descobriu que a genética pode ser decisiva para que as árvores resistam melhor às secas
Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!
Monaghan, Irlanda – novembro de 2025





















