Incêndios florestais no mundo

Incêndios florestais no mundo

Mais de 234.516 hectares de terra já foram queimados em toda a União Europeia só este ano

Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Incêndios florestais devastadores se espalharam pela Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Argélia, Tunísia e Canadá nas últimas semanas, causando perda de vidas e enormes danos ambientais e econômicos. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Embora os incêndios florestais sejam uma parte natural de muitos ecossistemas, os cientistas alertam que estão se tornando mais frequentes e mais extensos. Em resposta, uma versão atualizada do ESA World Fire Atlas está agora disponível, oferecendo uma análise detalhada dos incêndios florestais em todo o mundo.
O aumento das temperaturas globais e a maior frequência de eventos climáticos extremos têm causado um aumento no número de incêndios florestais que queimam rapidamente grandes áreas de vegetação e áreas arborizadas. Países como Grécia e Itália já viram o impacto devastador de incêndios de grande escala.
De acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais (EFFIS), em 29 de julho de 2023, mais de 234.516 hectares de terra já queimaram em toda a União Europeia apenas este ano. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Perante os graves incêndios florestais, a ESA reativou o seu Atlas Mundial de Incêndios, que permite conhecer a distribuição de cada um dos incêndios que ocorrem tanto a nível nacional como global.
Por meio de seu painel interativo, os usuários podem comparar a frequência de incêndios entre países e analisar sua evolução ao longo do tempo. O atlas foi ativado pela primeira vez em 2019 e tem apoiado tanto as agências europeias de proteção civil quanto os bombeiros.
O atlas usa dados noturnos do Sea and Land Surface Temperature Radiometer (SLSTR) no satélite Copernicus Sentinel-3A. O sensor, que funciona como um termômetro no céu, mede a radiação térmica infravermelha para medir11 a temperatura da superfície terrestre, que é usada para detectar incêndios.
Embora o atlas não possa capturar todos os incêndios devido a limitações de sobrevôo de satélite e cobertura de nuvens, ele é estatisticamente representativo mês a mês e ano a ano. Os dados do satélite Copernicus Sentinel-3B serão adicionados em dezembro de 2023.
Nos sete anos anteriores, os dados do World Fire Atlas mostram um número considerável de incêndios detetados em Portugal, Itália, Grécia, França e Espanha, com o maior número de incêndios atingido em Portugal em agosto de 2016 e outubro de 2017.
Os dados também mostram que o Canadá sofreu 11.598 incêndios apenas nos primeiros sete meses de 2023. Isso representa um aumento de 705% em comparação com os incêndios detectados no mesmo período (1º de janeiro a 31 de julho) dos últimos 6 anos (de 2017 até 2022). O Canadá está atualmente lutando contra a pior temporada de incêndios florestais já registrada no país, com mais de 10 milhões de hectares queimados, com previsão de aumentar nas próximas semanas.
Olivier Arino, da ESA, disse: “O relançamento do World Fire Atlas representa uma oportunidade valiosa para autoridades, pesquisadores e organizações obterem uma melhor compreensão dos incêndios que ocorrem em todo o mundo. Usando este recurso abrangente, eles podem projetar estratégias mais eficazes para a prevenção e gestão de incêndios em escala global.
O compromisso contínuo da ESA, da Copernicus e da UE em fornecer continuamente este recurso valioso reforça a importância de aproveitar a tecnologia espacial para enfrentar os desafios ambientais mais significativos."


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap COP29 em Baku | A FAO organiza o evento virtual sobre bioeconomia florestal sustentável para mitigação e adaptação à emergência climática

Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ler notícia »

Card image cap Por que os troncos de algumas árvores são brancos

Branco ou pintado de troncos de árvores é uma prática comum que vai além da estética. Em vários lugares, ruas e até áreas rurais, essa técnica que possui propósitos específicos para sua proteção, especialmente os mais jovens ou vulneráveis.

Ler notícia »

Card image cap Após 120 anos de crescimento, um bambu japonês acabou de florescer. E isso é um problema

Phyllostachys nigra var. Henonis é o nome científico desta curiosa planta que dá um passeio pelo campo ou pelos parques de sua cidade ainda pode encontrar inúmeras plantas de flores, enquanto muitos outros já estão valendo a pena. Muitas das plantas ao nosso redor florescem, dão frutos e repetem essa parte de seu ciclo reprodutivo no ano seguinte. Outros demoram um pouco mais

Ler notícia »

TRIPAYN SRL

STARK GROUP

AGLOLAM SA

GRUPO EURO

HERRAJES NORTE

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

DIEGO LAVISTA LLANOS

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

RAIES MADERAS S.A.

AFIPAR SH

CASA NERI

FARAM SRL

VIALRO

MADERSAMA SA

ASERRADERO EUZKADI

EDERRA S.A.

CONTROL LOGIC

EL COLONO FERRETERIA

AUTOPERFORANTES TEL

SAN VICENTE MADERAS SRL

GRUPO CERVERE

CASTALY MACHINE