Incêndios florestais no mundo

Incêndios florestais no mundo

Mais de 234.516 hectares de terra já foram queimados em toda a União Europeia só este ano

Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Incêndios florestais devastadores se espalharam pela Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Argélia, Tunísia e Canadá nas últimas semanas, causando perda de vidas e enormes danos ambientais e econômicos. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Embora os incêndios florestais sejam uma parte natural de muitos ecossistemas, os cientistas alertam que estão se tornando mais frequentes e mais extensos. Em resposta, uma versão atualizada do ESA World Fire Atlas está agora disponível, oferecendo uma análise detalhada dos incêndios florestais em todo o mundo.
O aumento das temperaturas globais e a maior frequência de eventos climáticos extremos têm causado um aumento no número de incêndios florestais que queimam rapidamente grandes áreas de vegetação e áreas arborizadas. Países como Grécia e Itália já viram o impacto devastador de incêndios de grande escala.
De acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais (EFFIS), em 29 de julho de 2023, mais de 234.516 hectares de terra já queimaram em toda a União Europeia apenas este ano. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Perante os graves incêndios florestais, a ESA reativou o seu Atlas Mundial de Incêndios, que permite conhecer a distribuição de cada um dos incêndios que ocorrem tanto a nível nacional como global.
Por meio de seu painel interativo, os usuários podem comparar a frequência de incêndios entre países e analisar sua evolução ao longo do tempo. O atlas foi ativado pela primeira vez em 2019 e tem apoiado tanto as agências europeias de proteção civil quanto os bombeiros.
O atlas usa dados noturnos do Sea and Land Surface Temperature Radiometer (SLSTR) no satélite Copernicus Sentinel-3A. O sensor, que funciona como um termômetro no céu, mede a radiação térmica infravermelha para medir11 a temperatura da superfície terrestre, que é usada para detectar incêndios.
Embora o atlas não possa capturar todos os incêndios devido a limitações de sobrevôo de satélite e cobertura de nuvens, ele é estatisticamente representativo mês a mês e ano a ano. Os dados do satélite Copernicus Sentinel-3B serão adicionados em dezembro de 2023.
Nos sete anos anteriores, os dados do World Fire Atlas mostram um número considerável de incêndios detetados em Portugal, Itália, Grécia, França e Espanha, com o maior número de incêndios atingido em Portugal em agosto de 2016 e outubro de 2017.
Os dados também mostram que o Canadá sofreu 11.598 incêndios apenas nos primeiros sete meses de 2023. Isso representa um aumento de 705% em comparação com os incêndios detectados no mesmo período (1º de janeiro a 31 de julho) dos últimos 6 anos (de 2017 até 2022). O Canadá está atualmente lutando contra a pior temporada de incêndios florestais já registrada no país, com mais de 10 milhões de hectares queimados, com previsão de aumentar nas próximas semanas.
Olivier Arino, da ESA, disse: “O relançamento do World Fire Atlas representa uma oportunidade valiosa para autoridades, pesquisadores e organizações obterem uma melhor compreensão dos incêndios que ocorrem em todo o mundo. Usando este recurso abrangente, eles podem projetar estratégias mais eficazes para a prevenção e gestão de incêndios em escala global.
O compromisso contínuo da ESA, da Copernicus e da UE em fornecer continuamente este recurso valioso reforça a importância de aproveitar a tecnologia espacial para enfrentar os desafios ambientais mais significativos."


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Esta é a madeira que conquistará sua casa: beleza, resistência e sustentabilidade em um único material

A Wood Acacia é valorizada por sua durabilidade, beleza natural, fácil manutenção e sustentabilidade, o que a torna a escolha ideal para móveis e decoração, tanto interior quanto exterior.

Ler notícia »

Card image cap COP29 em Baku | A FAO organiza o evento virtual sobre bioeconomia florestal sustentável para mitigação e adaptação à emergência climática

Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ler notícia »

Card image cap A China transforma um deserto na incrível floresta de Saihanba: um modelo de reflorestamento

Saihanba é uma silvicultura de cerca de 80.000 hectares e é apresentada como a maior floresta artificial do mundo promovida pela China e pelo homem.

Ler notícia »

AUTOPERFORANTES TEL

SAN VICENTE MADERAS SRL

GRUPO CERVERE

CASTALY MACHINE

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

HERRAJES MANDILE

COMBILIFT IBERIA & LATINOAMERICA

NEWMAN MACHINE COMPANY INC.

THERMWOOD

ALCE HERRAJES SH

SHOPBOT CNC TOOLS

MAPU

SMITHCO MANUFACTURING

JOESCAN

USNR

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

PERFILES DEL SOL

KCD SOFTWARE

PERIN Spa

HYMMEN

WEMHÖNER Surface Technologies

MUEBLES PLATINUM