
Incêndios florestais no mundo
Mais de 234.516 hectares de terra já foram queimados em toda a União Europeia só este ano
Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Incêndios florestais devastadores se espalharam pela Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Argélia, Tunísia e Canadá nas últimas semanas, causando perda de vidas e enormes danos ambientais e econômicos. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Embora os incêndios florestais sejam uma parte natural de muitos ecossistemas, os cientistas alertam que estão se tornando mais frequentes e mais extensos. Em resposta, uma versão atualizada do ESA World Fire Atlas está agora disponível, oferecendo uma análise detalhada dos incêndios florestais em todo o mundo.
O aumento das temperaturas globais e a maior frequência de eventos climáticos extremos têm causado um aumento no número de incêndios florestais que queimam rapidamente grandes áreas de vegetação e áreas arborizadas. Países como Grécia e Itália já viram o impacto devastador de incêndios de grande escala.
De acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais (EFFIS), em 29 de julho de 2023, mais de 234.516 hectares de terra já queimaram em toda a União Europeia apenas este ano. A situação exige atenção urgente e medidas eficazes para combater o perigo crescente destes incêndios florestais.
Perante os graves incêndios florestais, a ESA reativou o seu Atlas Mundial de Incêndios, que permite conhecer a distribuição de cada um dos incêndios que ocorrem tanto a nível nacional como global.
Por meio de seu painel interativo, os usuários podem comparar a frequência de incêndios entre países e analisar sua evolução ao longo do tempo. O atlas foi ativado pela primeira vez em 2019 e tem apoiado tanto as agências europeias de proteção civil quanto os bombeiros.
O atlas usa dados noturnos do Sea and Land Surface Temperature Radiometer (SLSTR) no satélite Copernicus Sentinel-3A. O sensor, que funciona como um termômetro no céu, mede a radiação térmica infravermelha para medir11 a temperatura da superfície terrestre, que é usada para detectar incêndios.
Embora o atlas não possa capturar todos os incêndios devido a limitações de sobrevôo de satélite e cobertura de nuvens, ele é estatisticamente representativo mês a mês e ano a ano. Os dados do satélite Copernicus Sentinel-3B serão adicionados em dezembro de 2023.
Nos sete anos anteriores, os dados do World Fire Atlas mostram um número considerável de incêndios detetados em Portugal, Itália, Grécia, França e Espanha, com o maior número de incêndios atingido em Portugal em agosto de 2016 e outubro de 2017.
Os dados também mostram que o Canadá sofreu 11.598 incêndios apenas nos primeiros sete meses de 2023. Isso representa um aumento de 705% em comparação com os incêndios detectados no mesmo período (1º de janeiro a 31 de julho) dos últimos 6 anos (de 2017 até 2022). O Canadá está atualmente lutando contra a pior temporada de incêndios florestais já registrada no país, com mais de 10 milhões de hectares queimados, com previsão de aumentar nas próximas semanas.
Olivier Arino, da ESA, disse: “O relançamento do World Fire Atlas representa uma oportunidade valiosa para autoridades, pesquisadores e organizações obterem uma melhor compreensão dos incêndios que ocorrem em todo o mundo. Usando este recurso abrangente, eles podem projetar estratégias mais eficazes para a prevenção e gestão de incêndios em escala global.
O compromisso contínuo da ESA, da Copernicus e da UE em fornecer continuamente este recurso valioso reforça a importância de aproveitar a tecnologia espacial para enfrentar os desafios ambientais mais significativos."

PODE LHE INTERESSAR

A cidade de Viroso, em Corrientes e epicentro do pólo industrial da floresta na região, foi a sede do 147º Congresso Madero da Federação Argentina da Madeira e da indústria relacionada (FAIMA), que ocorreu em 3 de julho e 4 de julho. A reunião da Referência em todo o mundo em que a cadeia de valor em todo o país foi realizado no país e em 4 de julho, com o objetivo de operações e a remancos em todo o mundo, com o objetivo de operações e o que a renda em que a Mercation.

Buenos Aires, 10 de julho de 2025. Casa Foa, a renomada exposição de arquitetura, design de interiores, paisagismo e indústria realizada para o benefício da Fundação Oftalmológica Argentina (FOA), anuncia sua próxima edição em um cenário excepcional: o distrito de Madero, o desenvolvimento imobiliário de usos mixados. Esta será a segunda exposição do ano, após a estréia bem -sucedida da Casa Foa Academia Village, em Córdoba, e ocorrerá durante os meses de setembro e outubro, em um espaço de mais de 5.900 m² de exposições, com 36 espaços intervios por arquitetos, designers, paisagens, artistas e líderes. Esta edição será uma celebração muito especial: a Casa Foa faz 40 anos, reafirmando seu papel como uma plataforma de referência para inovação, criatividade e design argentino com a projeção regional.

O berçário de San Jerónimo cultiva exemplar para restaurar e regenerar a paisagem natural da Andaluzia, o maior viveiro da Andaluzia está localizado em Sevilha e tesouros em seu espaço, as espécies de árvores nativas que serão reformadas no futuro, as paisagens desta região da Espanha do Sul.