Madeira, o material que fez Misiones
Casas e templos, mas também prédios públicos e até grandes galpões foram construídos com as árvores da região. A colonização e as obras de Estado decorrentes da provincialização são exemplos notáveis disso. Estruturas históricas ainda estão de pé como no primeiro dia, enquanto outras careciam de manutenção adequada. As tentativas de aproveitar o potencial que Misiones tem, destroem mitos e posicionam a indústria florestal no país e no mundo.
Durabilidade, resistência, beleza, alto valor isolante, representam algumas das características da madeira. É sustentável porque o processo de fabricação envolve uma pegada de carbono menor em comparação com materiais como aço ou concreto. Estudos de pegada de carbono mostram que a madeira é o material mais ambientalmente sustentável em comparação com concorrentes como aço, concreto ou alumínio. “O século 21 é sobre madeira, seu uso revaloriza as florestas e contribui para construções sustentáveis, o futuro será construído com madeira”, afirma o engenheiro florestal Jaime Ledesma, presidente do Colégio de Engenheiros Florestais de Misiones (COIFORM). “O aço foi o material do século 19 e o concreto do século 20. A madeira será a do século XXI”, foram as palavras proferidas no início do século pelo arquitecto Alex de Rijk, reitor da Faculdade de Arquitectura do Royal College of Art de Londres, e estão a caminho de se tornarem premonitório. A mídia internacional destaca o aumento do interesse no mundo da arquitetura pelo uso da madeira como material estrutural.
Esta é uma boa notícia para um mundo altamente poluído e representa quase uma nostalgia para os imigrantes que, assim que chegaram a Misiones, encontraram madeira suficiente e começaram a construir as primeiras casas precárias ou espaços compartilhados baseados em madeira. É um material muito apreciado porque pode ser arqueado, moldado e um excelente isolante térmico. O exposto acima são apenas alguns aspectos que explicam por que ele é usado há milhares de anos no mundo. Seu uso é constante em países da Europa, Japão, Estados Unidos e Rússia, como também nesta parte do mundo.
uma cidade de madeira
De fato, buscando um mundo mais sustentável, em Estocolmo, na Suécia, a construção começará em dois anos e deverá ser concluída no mesmo período, a primeira cidade construída inteiramente em madeira. Também está prevista a construção de um estádio de futebol, chamado Eco Park England, que será o primeiro inteiramente feito de madeira. Hoje em dia, o uso de madeira neste tipo de edifícios foi retomado, principalmente em países de primeiro mundo. Para além das suas vantagens como material natural, ecológico, renovável, armazenador de carbono, entre outras características, impôs-se por uma questão de segurança contra incêndios e sismos, ao contrário do que intuitivamente se pode supor por se tratar de um material inflamável” , destaca Helga Vogel. , professora da Faculdade de Ciências Florestais da Unidade Nacional de Missões e engenheira madeireira.
Muitos imigrantes que chegaram à Tierra Colorada trouxeram alguns modelos de construções que foram incorporados em importantes edifícios da Tierra Colorada. No caso de Misiones, foi demonstrada a durabilidade da madeira em grandes construções, muitas com suas imensas estruturas intactas, que são o que chamamos de gigantes da madeira.
Alguns foram construídos para fins econômicos, como em Eldorado com o Armazém 15 da Cooperativa Agrícola Eldorado, em Puerto Pinares, ou sociais, como o Cine América no quilômetro 9 cujo edifício foi reconstruído e o Club Unión Cultural y Deportiva Eldorado. Muitas outras monjas, como testemunham numerosos templos, permanecem de pé, como a capela da Mãe de Deus Czestochowa (padroeira da Polónia), inaugurada em 1948 e construída inteiramente em madeira, bem como alojamentos e hotéis, como os existentes em diferentes partes da província.
O uso intensivo e atual da madeira, transformou Misiones juntamente com Corrientes, por terem indústrias florestais altamente desenvolvidas, em polos madeireiros de relevância nacional que ainda aguarda interesse para maior aproveitamento de casas ou partes de casas em construções realizadas por governos de outras províncias.
PODE LHE INTERESSAR
Phyllostachys nigra var. Henonis é o nome científico desta curiosa planta que dá um passeio pelo campo ou pelos parques de sua cidade ainda pode encontrar inúmeras plantas de flores, enquanto muitos outros já estão valendo a pena. Muitas das plantas ao nosso redor florescem, dão frutos e repetem essa parte de seu ciclo reprodutivo no ano seguinte. Outros demoram um pouco mais
Dentro da estrutura da COP29 das mudanças climáticas em Baku, a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) liderará um evento virtual focado na bioeconomia florestal sustentável como uma ferramenta -chave para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Será de 31 de outubro a 3 de novembro.