
No Chile eles avançam em uma mesa de trabalho com arquitetos
Promover a construção com madeira em altura
O Centro Nacional de Excelência da Indústria Madeireira (CENAMAD) e a Associação de Escritórios de Arquitetos do Chile (AOA) concordaram em formar um Grupo de Trabalho para promover a construção com madeira em altura. Eles projetam um trabalho colaborativo que inicia seminários, palestras e demonstração de casos de sucesso que incentivam os diferentes atores a trabalhar em projetos com madeira.
O Centro Nacional de Excelência da Indústria Madeireira, CENAMAD, realizou nesta quarta-feira, 19 de julho, a primeira reunião estratégica com a Associação de Escritórios de Arquitetos do Chile (AOA), com o objetivo de levantar e identificar os principais gaps de cada um. players, que têm dificultado a concepção, execução e massificação de edifícios de madeira de médio e alto porte no país.
A reunião foi realizada nas instalações da AOA localizadas em Providencia. Durante um almoço corporativo, foi realizada a primeira mesa redonda com diferentes arquitetos representantes das empresas Archiplan, Izquierdo Lehman, Badia e Soffia, Gonzalo Mardones V. e Turner Arquitectos.
A gerente geral do centro, Francisca Lorenzini, juntamente com o vice-diretor de Transferência, Felipe Victorero; Apresentaram o trabalho que tem sido feito na última década em torno da construção em madeira. Da mesma forma, apresentaram as grandes vantagens ambientais desta materialidade, em comparação com as construções tradicionais com concreto.
Eles também explicaram os múltiplos benefícios ambientais e técnicos que nos levam a considerar a madeira como um privilégio para combater as mudanças climáticas.
A madeira é o único material de construção renovável e reciclável; tem capacidade de absorver CO2 e sua industrialização gera menos GEE que outros materiais; produz menos resíduos; é flexível e leve; resistente ao fogo; e aumenta a velocidade de construção com menor custo.
Os arquitectos levantaram diversas questões que surgiram da apresentação na mesa de trabalho: Existe algum financiamento para este tipo de projecto por parte da banca? Como podemos incluir o sector imobiliário nesta mesa de trabalho?
Ao mesmo tempo, apresentaram iniciativas relacionadas à industrialização da madeira; como a necessidade de gerar integração precoce de todos os atores envolvidos em um projeto de construção. Eles também consideraram que a estrutura da construção deveria ser redefinida.
“O desenvolvimento tecnológico é superinteressante. Vejo um olhar futuro sobre os materiais, a importância da madeira, do meio ambiente e da arquitetura. Sinto que é uma mesa de trabalho com arquitetos de alto nível que nos permitirá avançar nessas questões e poder preencher as lacunas que a indústria da madeira exige hoje", comentou Lucía Ríos, gerente geral da empresa, em o fim da reunião. AOA.
Por fim, os participantes concordaram em agendar cinco mesas redondas que serão realizadas durante o último semestre do ano. Espera-se que, a partir dos próximos encontros, se inicie um trabalho colaborativo que dê início a seminários, palestras ou apresentação de cases de sucesso que estimulem a construção com madeira em altura.

PODE LHE INTERESSAR

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.

Foi criado em 1881 e se tornou um lugar muito popular durante as décadas seguintes. No entanto, quando a árvore caiu no final da década de 1960, tudo mudou. Wawona Tree era o nome que tinha uma atração turística dos Estados Unidos, que permaneceu de 1881 a 1969 em Mariposa Grove, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia.