Buenos Aires | V Congresso Nacional Silvipastoril
Será realizado em outubro e até 15 de agosto é o prazo para apresentação de trabalhos
O V Congresso Nacional Silvipastoril será realizado na sede da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (UBA) na Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA) na segunda-feira 16 e terça-feira 17 de outubro de 2023. É organizado pelo INTA através o Programa Florestal Nacional coordenado pelo Dr. Pablo Peri, em conjunto com o EEA Delta e a Faculdade de Agronomia da UBA.
A nova edição do Congresso Nacional Silvipastoril organizado pelo INTA, a exemplo das edições anteriores, “servirá para trocar conhecimentos, experiências, refletir e debater. Dessa forma, avançamos de forma mais eficiente em equipe e em rede para poder levar soluções aos diversos setores tanto da produção quanto dos decisores públicos”, indicam no site oficial.
“Por muitos anos, o INTA visualizou os Sistemas Silvipastoris (SSP) pela sua importância e complexidade produtiva, social e ambiental. A partir de seus projetos passou a gerar conhecimento e tecnologia para entendê-los e aprimorá-los. Foram anos de muitos avanços e esforços que foram compensados com o avanço de políticas que apoiam a atividade, com base no conhecimento”, explicam da Comissão Organizadora.
A partir do INTA, promoveu-se o conhecimento sobre o SSP com espécies implantadas e, com cada vez mais força, trabalha-se para conseguir um uso sustentável das florestas nativas que tradicionalmente incluem a produção pecuária.
O prazo para envio dos trabalhos é até o próximo dia 15 de agosto.
O Programa do Congresso e as duas saídas de campo.
DOMINGO, 15 DE OUTUBRO
Início da Acreditação e brinde
16h00 às 19h00
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO
8h00 às 9h00
Acreditação.
9h às 9h30
Congresso de Abertura

PODE LHE INTERESSAR
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.





















