Incêndio florestal na ilha grega de Rodes
Está fora de controle e causou evacuações em massa de turistas
Mais de 2.500 pessoas foram transferidas de barco para lugares seguros. Devido ao incêndio, quatro localidades do centro da ilha tiveram de ser evacuadas, enquanto as chamas destruíram pelo menos três hotéis e já atingiram a localidade de Laerma, no centro da ilha, onde queimaram casas , reportagem da mídia local.
Milhares de turistas foram evacuados este sábado na ilha grega de Rodes devido a um grande incêndio florestal, que está fora de controlo, e foram transferidos de barco para outros locais seguros da ilha.
Até agora, mais de 2.500 pessoas foram retiradas de barco da praia de Kiotari, na costa oeste da ilha, disse o porta-voz da Guarda Costeira Nikos Alexíu à televisão privada SKAI.
Devido ao incêndio, quatro localidades do centro da ilha tiveram de ser evacuadas, enquanto as chamas ameaçaram esta tarde vários hotéis da zona, causando graves danos em pelo menos três deles.
Em imagens divulgadas pela mídia grega, é possível ver como os turistas são transferidos em veículos para os pontos de evacuação na praia. Conforme relatado pelas autoridades municipais de Rodes, existem atualmente cerca de 8.000 turistas na área afetada, que serão transferidos para o aeroporto, caso desejem deixar a ilha, ou para outros locais seguros da ilha.
A Autoridade Portuária de Rodes decidiu requisitar todos os barcos turísticos da zona para ajudar na operação de evacuação.
Oito pessoas com problemas respiratórios leves tiveram que ser levadas para ambulâncias para atendimento médico. Segundo a Proteção Civil, os turistas estão a ser evacuados cumprindo as medidas de segurança necessárias e até ao momento não se registaram feridos.
O fogo já queimou milhares de hectares de floresta virgem e este sábado propagou-se para sul, alimentado por fortes ventos. A Grécia vive uma onda de calor extremo, com temperaturas que hoje ultrapassaram os 44 graus na zona centro do país, enquanto amanhã, domingo, se prevê que os termómetros cheguem aos 45 graus.
Por esta razão, as autoridades gregas já tiveram de decretar na semana passada o encerramento da Acrópole de Atenas durante as horas mais quentes do dia. Dois anos atrás, incêndios atingiram áreas recordes na Grécia.
No total, pelo menos 30.000 pessoas tiveram que ser deslocadas e, quando a ordem de evacuação foi dada esta tarde, cerca de 8.000 turistas estavam na área.

PODE LHE INTERESSAR
Arquitetura com identidade: universitários da Argentina e do Paraguai projetam e constroem com madeira missionária
A Faculdade de Arte e Design (FAyD) da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) sediou a inauguração da primeira edição do “Yvyvyrá: território, matéria e arquitetura”, workshop internacional que promove o aprendizado, a experimentação e o projeto arquitetônico utilizando madeira e outros materiais típicos dos biomas da Mata Atlântica (Floresta Paranaense) e do Chaco Úmido.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.





















