Alerta para uma nova praga florestal

Alerta para uma nova praga florestal

Afeta as plantações de álamo e frutas na Patagônia

Rata-se da mariposa do álamo (Leucoptera sinuella), inseto que pode afetar a produção das fruteiras próximas às cortinas de salicáceas. O INTA junto com duas universidades do Chile, Senasa, Conicet e líderes do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão de campo. Sua detecção precoce é essencial para evitar sua propagação.
A mariposa do choupo (Leucoptera sinuella) é uma praga mineira, que foi detectada pela primeira vez no Chile, em 2015, em cortinas de salicáceas -choupos, salgueiros-.
Sua detecção na Patagônia ocorreu no início de 2023, durante uma campanha de monitoramento de insetos realizada no norte de Neuquén pelos entomologistas Federico D'Hervé e Anabel Olave, do Senasa e da Universidade Nacional de Comahue, respectivamente, que relataram a espécie ao Sistema Nacional de Vigilância e Monitoramento (Sinavimo).
Embora seja uma praga dos silvicultores, nas últimas gerações, quando as larvas completam seu desenvolvimento, podem afetar as árvores frutíferas ao redor das cortinas de choupo, o que pode causar rejeições durante a exportação de frutas frescas.
Por isso, a Área de Fitossanidade do INTA Alto Valle –Río Negro– juntamente com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso e a Universidad de Talca –Chile–, Senasa, Conicet e referências do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão no campo.
Para identificar a mariposa do choupo, Silvina Garrido, especialista do INTA Alto Valle, descreveu: “Os adultos são pequenas mariposas brancas cujo primeiro par de asas tem uma mancha preta e três listras laranja. Suas larvas minam o interior do mesofilo das folhas e suas pupas são recobertas por um casulo branco sedoso com formato em “H” muito característico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

JOESCAN

INGLAMIAUX

VIALRO

TRIPAYN SRL

ROSARIO ABRASIVOS SRL

HUGO DANIEL VALETTO

EL COLONO FERRETERIA

HYMMEN

CORCHOLINEA

FARAM SRL

RAIES MADERAS S.A.

PERFILES DEL SOL

DIEGO LAVISTA LLANOS

MADERWIL S.A.

FORESTAL LAS MARÍAS SA

MADER-EXPO

ASERRADERO ROCAS SRL

WEMHONER Surface Technologies

ENCHAPADORA SAN JUAN

ATOR

PRECOR SA

CASERMEIRO S.R.L.