Alerta para uma nova praga florestal

Alerta para uma nova praga florestal

Afeta as plantações de álamo e frutas na Patagônia

Rata-se da mariposa do álamo (Leucoptera sinuella), inseto que pode afetar a produção das fruteiras próximas às cortinas de salicáceas. O INTA junto com duas universidades do Chile, Senasa, Conicet e líderes do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão de campo. Sua detecção precoce é essencial para evitar sua propagação.
A mariposa do choupo (Leucoptera sinuella) é uma praga mineira, que foi detectada pela primeira vez no Chile, em 2015, em cortinas de salicáceas -choupos, salgueiros-.
Sua detecção na Patagônia ocorreu no início de 2023, durante uma campanha de monitoramento de insetos realizada no norte de Neuquén pelos entomologistas Federico D'Hervé e Anabel Olave, do Senasa e da Universidade Nacional de Comahue, respectivamente, que relataram a espécie ao Sistema Nacional de Vigilância e Monitoramento (Sinavimo).
Embora seja uma praga dos silvicultores, nas últimas gerações, quando as larvas completam seu desenvolvimento, podem afetar as árvores frutíferas ao redor das cortinas de choupo, o que pode causar rejeições durante a exportação de frutas frescas.
Por isso, a Área de Fitossanidade do INTA Alto Valle –Río Negro– juntamente com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso e a Universidad de Talca –Chile–, Senasa, Conicet e referências do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão no campo.
Para identificar a mariposa do choupo, Silvina Garrido, especialista do INTA Alto Valle, descreveu: “Os adultos são pequenas mariposas brancas cujo primeiro par de asas tem uma mancha preta e três listras laranja. Suas larvas minam o interior do mesofilo das folhas e suas pupas são recobertas por um casulo branco sedoso com formato em “H” muito característico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Os Corrientes abrem sua primeira exposição industrial da floresta e avanços para uma logística de exportação competitiva com o novo Puerto de Ituzaingó

Em um compromisso contínuo com o desenvolvimento produtivo do setor florestal, o governo de Corrientes organiza sua primeira exposição industrial florestal, que será realizada de 26 a 28 de junho no novo Parque Industrial de Ituzaingó. O evento procura posicionar a província como um pólo estratégico no mapa industrial da floresta do país e do mundo, destacando seu potencial de crescimento, inovação e exportação.

Ler notícia »

Card image cap Um estudo analisou o impacto da fumaça de incêndio florestal na saúde cardiovascular

A investigação foi baseada em dados de mais de 20 milhões de pessoas e mostrou as consequências da exposição a partículas finas nesses eventos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os incêndios florestais estão aumentando rapidamente em intensidade, frequência e duração devido à crise climática

Ler notícia »

Card image cap Indústria de móveis | O grupo Fiplast adquire os móveis históricos de platina mendoza e projeta seu relançamento internacional

Após 70 anos de experiência, a empresa argentina icônica muda os proprietários e apostas em reativação produtiva, expansão comercial e desenvolvimento florestal sustentável.

Ler notícia »

TRIPAYN SRL

AGLOLAM SA

PIERMATTEI S.A.

LUAN - Ferroplastica Olivos S.R.L.

AFIPAR SH

LYH PLACAS

VIALRO

INGLAMIAUX

ASERRADERO EUZKADI

HERRAJES NORTE

EL COLONO FERRETERIA

SAN VICENTE MADERAS SRL

AUTOPERFORANTES TEL

ALCE HERRAJES SH

ROSARIO ABRASIVOS SRL

COMBILIFT

THERMWOOD

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

SHOPBOT CNC TOOLS

HERRAJES MANDILE

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

FARAM SRL