Alerta para uma nova praga florestal

Alerta para uma nova praga florestal

Afeta as plantações de álamo e frutas na Patagônia

Rata-se da mariposa do álamo (Leucoptera sinuella), inseto que pode afetar a produção das fruteiras próximas às cortinas de salicáceas. O INTA junto com duas universidades do Chile, Senasa, Conicet e líderes do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão de campo. Sua detecção precoce é essencial para evitar sua propagação.
A mariposa do choupo (Leucoptera sinuella) é uma praga mineira, que foi detectada pela primeira vez no Chile, em 2015, em cortinas de salicáceas -choupos, salgueiros-.
Sua detecção na Patagônia ocorreu no início de 2023, durante uma campanha de monitoramento de insetos realizada no norte de Neuquén pelos entomologistas Federico D'Hervé e Anabel Olave, do Senasa e da Universidade Nacional de Comahue, respectivamente, que relataram a espécie ao Sistema Nacional de Vigilância e Monitoramento (Sinavimo).
Embora seja uma praga dos silvicultores, nas últimas gerações, quando as larvas completam seu desenvolvimento, podem afetar as árvores frutíferas ao redor das cortinas de choupo, o que pode causar rejeições durante a exportação de frutas frescas.
Por isso, a Área de Fitossanidade do INTA Alto Valle –Río Negro– juntamente com a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso e a Universidad de Talca –Chile–, Senasa, Conicet e referências do setor privado trabalham na identificação, monitoramento e gestão de ferramentas de gestão no campo.
Para identificar a mariposa do choupo, Silvina Garrido, especialista do INTA Alto Valle, descreveu: “Os adultos são pequenas mariposas brancas cujo primeiro par de asas tem uma mancha preta e três listras laranja. Suas larvas minam o interior do mesofilo das folhas e suas pupas são recobertas por um casulo branco sedoso com formato em “H” muito característico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Por que as casas estão nos Estados Unidos?

Em várias regiões dos Estados Unidos, as casas ainda são feitas de madeira. Eu descobri qual é a verdadeira razão pela qual ainda é assim.

Ler notícia »

Card image cap O estudo de 25 anos afirma que as florestas com cinco espécies de árvores capturam 57% mais carbono em comparação com as monoculturas

As florestas mistas armazenam mais carbono e fortalecem a luta contra as mudanças climáticas que as florestas desempenham um papel fundamental na captura e armazenamento de carbono, o que ajuda a reduzir a velocidade do aquecimento global. No entanto, nem todas as florestas têm a mesma capacidade de absorção e retenção de carbono. Um estudo recente da Universidade de Friburg mostrou que as florestas mistas, aquelas que contêm várias espécies de árvores, são significativamente mais eficientes na captura de carbono do que as monoculturas. Esses achados reforçam a importância de promover a diversidade florestal como uma estratégia -chave contra as mudanças climáticas.

Ler notícia »

Card image cap Não seria mais necessário cortar uma árvore de lenha, mesmo em pé de energia

Um projeto revolucionário os transformará em produtores de energia eólica sem serem separados para mudar ou prejudicar sua estrutura natural

Ler notícia »

PERFILESLED

HERRAJES YACANTE

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

ENCHAPADORA SAN JUAN

SOUTH CHEMICAL

DECOFORMA

LIJAS HUNTER

DIFRA CNC

BIASSONI E HIJOS SAICA

CORCHOLINEA

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

TRIPAYN SRL

AGLOLAM SA

PIERMATTEI S.A.

STARK GROUP

GRUPO EURO

CONTROL LOGIC

HERRAJES NORTE

HUGO DANIEL VALETTO

CASTALY MACHINE

ROSARIO ABRASIVOS SRL