INTA Bariloche
INASE certificou o primeiro pomar de sementes Roble Pellín
É uma espécie florestal nativa que possui a madeira de melhor qualidade nos Bosques Andino-Patagônicos. O pomar foi criado pelo grupo de genética florestal INTA Bariloche e fornecerá sementes certificadas e de qualidade genética superior aos viveiros regionais para a produção de mudas. Após 15 anos, com testes e seleção, o Instituto Nacional de Sementes (INASE) certificou este primeiro Pomar de Sementes da espécie no nosso país.
O Carvalho Pellín (Nothofagus obliqua) é uma das espécies florestais nativas com melhor qualidade de madeira do Bosque Andino-Patagônico. Para obter sementes com qualidade genética certificada e procedência para propagação, uma equipe de pesquisadores do INTA Bariloche seguiu a estratégia de criar um "pomar de sementes de progênie".
Após 15 anos, com testes e seleção, o Instituto Nacional de Sementes (INASE) certificou-o como o primeiro Pomar de Sementes da espécie no nosso país.
"O registro de um pomar de sementes florestais é a cristalização de um longo processo do qual participam vários pesquisadores e técnicos", afirmou Mario Pastorino, pesquisador do grupo de genética florestal do INTA Bariloche, e garantiu que se trata de um dos produtos finais de uma linha de trabalho iniciada há três décadas para a domesticação de espécies florestais nativas no âmbito do Programa Florestal Nacional do INTA: "para este Pomar de Sementes, começamos com a colheita de sementes na floresta natural em 2008, e hoje conseguimos de árvores de sementes estabelecidas e prontas para começar a produzir sementes para projetar seu uso na região”
O pomar de sementes de progênies de Roble Pellín foi instalado em Lago Puelo, no Acampamento Florestal General San Martín do INTA. É uma plantação de meio hectare com quase 400 árvores selecionadas por seu crescimento e resistência às geadas tardias.
As árvores atingiram uma altura de 5 a 7 metros e já começaram a produzir sementes. Espera-se que entrem em plena produção em alguns anos para fornecer sementes aos viveiros regionais.
Com este material de sementes, podem ser produzidas mudas para serem utilizadas em plantações comerciais ou ornamentais, fora da área natural de distribuição da espécie, que se concentra na província de Neuquén.
O Carvalho Pellín é uma madeira muito apreciada e com alto valor no mercado. O objetivo do pomar é produzir sementes e disponibilizá-las aos viveiros da região para confecção de plantas que sejam utilizadas na produção de madeira ou ornamentalmente, o que representa um uso cada vez mais procurado, por ser uma espécie própria para arborização urbana, com folhagem outonal muito vistosa.
Os pomares de sementes são plantações de clones ou progênies de árvores selecionadas com características econômicas, que são isoladas para evitar ou reduzir a polinização de fontes externas de qualidade inferior e que são manejadas para colheita de sementes em abundância.
Segundo Pastorino, o processo de melhoramento genético permitiu selecionar exemplares com características melhores que a média das árvores avaliadas para garantir que as sementes obtidas também tenham qualidade genética superior.
“Os pomares de sementes são plantações regulares, neste caso com distância de 3 x 4 metros, que facilitam o manejo e favorecem o cruzamento entre esses espécimes de qualidade superior, situação que não ocorre na mata natural, onde essas árvores ‘boas’ cruzam com qualquer árvore”, disse o pesquisador.
Da mesma forma, acrescentou que a regularidade da plantação, com exemplares da mesma idade, facilita a colheita da semente.
O trabalho começou em 2008 com a colheita de sementes de roble pellín na floresta natural, depois as mudas foram cultivadas no viveiro experimental do INTA Bariloche e foram realizados testes que permitiram avaliar os materiais em um período de 5 anos.
Os critérios de seleção foram focados no crescimento em altura e diâmetro das arvorezinhas e também foi considerada a resposta dos espécimes a eventos extremos de geadas tardias.
A certificação INASE fornece um código regulador único para este Pomar de Sementes e inclui-o num catálogo de “materiais básicos de propagação” como povoamentos e áreas produtoras de sementes, bem como diferentes tipos de pomares de sementes.
“Nos catálogos de espécies florestais, a maioria dos materiais básicos listados são de espécies exóticas produtivas como pinheiros, eucaliptos e choupos. As de espécies florestais nativas são escassas no país e a maioria foi criada pelo INTA”, destacou Pastorino.
Nesse sentido, Jorgelina Claverie, coordenadora técnica do sistema de certificação de espécies florestais do INASE, salientou que “durante o processo de registo no INASE, a informação declarada foi avaliada e verificada através de uma visita
PODE LHE INTERESSAR
No sábado, 26 de outubro, mulheres rurais de todo o país se reunirão dentro do campo e promoverão o desenvolvimento rural. É organizado pelas mulheres da Associação Civil da ruralidade argentina.
Será de 31 de outubro a 3 de novembro.
Branco ou pintado de troncos de árvores é uma prática comum que vai além da estética. Em vários lugares, ruas e até áreas rurais, essa técnica que possui propósitos específicos para sua proteção, especialmente os mais jovens ou vulneráveis.