
Conversas sobre o mercado de carbono na Argentina
O que falta no contexto atual, experiências e oportunidades para o setor agroflorestal
Na segunda-feira, 24 de julho, das 18h às 20h, na Sala Ceibo B da Expo Pecuária 2023, a Mesa Nacional de Carbono Florestal fará uma palestra sobre os Mercados de Carbono na Argentina. O primeiro bloco do encontro terá como orador principal Juan Pedro Cano, coordenador do National Forest Carbon Board, que falará sobre "Mercados de carbono a nível internacional e nacional: contexto e oportunidades", seguido de especialistas que compartilharão " O que já está acontecendo: A experiência e projeção na Argentina”.
Palestrantes da estatura de Sebastián Fragni da GMF Latinoamericana, José Otarán, da UNITAN, Tomás Arata da GBM/Nideport e Jan Heinrich da Ecosecurities participarão de um painel de experiências e projeção, fechando o dia com uma palestra do advogado especialista em questões ambientais direito e mudança climática Manuel Frávega, sócio do Escritório de Advocacia Beccar Varela, que fará uma descrição do “Marco legal e institucional na Argentina”.
Nesse sentido, o Conselho apresentou recentemente seu principal documento de contribuição a diversas autoridades governamentais e outros atores privados.
Atualmente, globalmente existem mais de 11.800 projetos de captura e redução de emissões certificados e registrados em padrões internacionais. Este volume está crescendo rapidamente à medida que a demanda por eles aumenta. Na verdade, o valor dos mercados voluntários globais de carbono quase quadruplicou em 2021 para US$ 2 bilhões.
Nesse contexto, a Argentina tem hoje uma oportunidade única de se posicionar no mundo por meio do desenvolvimento de mercados de carbono. Nesta palestra, uma análise aprofundada para saber o que falta para o país se tornar um player global estratégico.


PODE LHE INTERESSAR

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.

Eles desempenham um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais que a natureza está cheia de maravilhas e processos surpreendentes que muitas vezes passam despercebidos. Um desses fenômenos é a capacidade de um pequeno animal de plantar milhões de árvores todos os anos, desempenhando um papel crucial na conservação dos ecossistemas florestais.