O dia em que o fogo começou na selva do sul
Uma micro-história ambiental do século XIX
Alejandro Dezzotti, do Departamento de Ecologia com sede em San Martín de los Andes, da Universidade Nacional de Comahue, analisa em seu artigo o histórico dos incêndios nas florestas patagônicas e suas consequências até o presente. E lembra-nos que “a história do fogo é a história da floresta e da nossa própria espécie”.
TIERRA DEL FUEGO (junho de 2023).- Durante o verão de 1851, um incêndio intencional na região sul da América do Sul destruiu mais de 230.000 hectares de uma das selvas mais extraordinárias que existem em nosso planeta. Este evento representou a primeira grande catástrofe socioambiental documentada por seus protagonistas nesta região.
O tempo presente é decididamente diferente daquele tempo, mas a tragédia do fogo antrópico que devasta a floresta ainda continua.
a terra do fogo
Precisamos lembrar que o fogo não é simplesmente uma ferramenta, uma presença ou um processo para manipularmos, mas um relacionamento. Estevão Pyne. O Piroceno (2021).
A Terra é o único planeta do sistema solar que possui todos os três elementos do "triângulo do fogo" que tornam o fogo possível: a fonte de ignição, o oxigênio atmosférico e o combustível. Nenhum outro planeta tem todos eles. O fogo começa pelo efeito de várias fontes de ignição como um meteorito ou a lava de um vulcão, mas esses elementos são relativamente raros em nosso planeta.
Somente a poderosa descarga natural de eletricidade estática dos raios explica a ocorrência de combustão em escala global. O raio é um fenômeno geofísico que está presente desde a origem do planeta, embora apenas uma pequena proporção deles atinja um solo combustível; a maioria atingiu a rocha ou o mar. E daqueles que atingem algo que pode ser incendiado, apenas alguns conseguem converter a carga elétrica em combustão. E além disso, a tempestade que produz raios também produz chuva; o que o primeiro pode inflamar, o segundo pode sufocar. Ou seja, os únicos raios que podem produzir fogo são os chamados "secos".
Os outros dois elementos, oxigênio e combustível, são produtos únicos da vida, um processo que só ocorre na Terra. O fogo é uma criação do mundo vivo, uma reação dependente do fornecimento de oxigênio e combustível pela vida. E por isso, nos outros planetas, o fogo é inexistente.
A fotossíntese desempenhou um papel fundamental na existência desse conjunto de partículas e moléculas incandescentes que emitem calor e luz: a dos organismos marinhos, primeiro, encheu a atmosfera de oxigênio, e a das plantas terrestres, depois, cobriu a superfície da biomassa combustível .
A primeira evidência de carvão fóssil corresponde à época em que surgiram as primeiras plantas e florestas terrestres e, desde então, o fogo tem sido uma presença ambiental, um processo ecológico e uma força evolutiva planetária. Em suma, o fogo não é algo imposto à biota, como vento ou inundação, mas decorre do próprio caráter dela.
PODE LHE INTERESSAR
Branco ou pintado de troncos de árvores é uma prática comum que vai além da estética. Em vários lugares, ruas e até áreas rurais, essa técnica que possui propósitos específicos para sua proteção, especialmente os mais jovens ou vulneráveis.
Será de 31 de outubro a 3 de novembro.
A Wood Acacia é valorizada por sua durabilidade, beleza natural, fácil manutenção e sustentabilidade, o que a torna a escolha ideal para móveis e decoração, tanto interior quanto exterior.