Forest News INTA Concórdia
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE SISTEMAS SILVOPASTORES, Uruguai-Argentina 16 a 20 de outubro de 2023
O XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE SISTEMAS SILVOPASTORES terá a particularidade de ser binacional, com sede principal no Uruguai e Pré-congresso na Argentina, do qual o Programa Florestal do INTA participa da organização.
O XII Congresso Internacional de Sistemas Silvipastoris visa criar um espaço acadêmico para um intercâmbio significativo dos principais avanços desses sistemas produtivos, na área econômico-produtiva, ambiental e social, com a presença das principais referências e pesquisadores de nível internacional .
O Congresso tem como público-alvo o setor acadêmico nacional e internacional ligado aos sistemas silvipastoris, alunos de graduação e pós-graduação das áreas que compõem o tema e os produtores e atores que compõem a cadeia do setor agropecuário e florestal.
O congresso também busca criar um espaço de debate que permita avançar em uma agenda de pesquisa e social que tende a melhorar as condições de vida dos produtores.
Será realizado em Buenos Aires no Salão da Faculdade de Agronomia da UBA localizado na Av. San Martín 4453 na Cidade Autônoma de Buenos Aires, com viagens de campo ao Delta e no Estabelecimento La Negra na província de Buenos Aires Aires, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, que se conjuga com o XII Congresso Internacional de Sistemas Silvipastoris no Uruguai de 18 a 20 de outubro de 2023.

PODE LHE INTERESSAR
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas
Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.















