
Forest News INTA Concórdia
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE SISTEMAS SILVOPASTORES, Uruguai-Argentina 16 a 20 de outubro de 2023
O XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE SISTEMAS SILVOPASTORES terá a particularidade de ser binacional, com sede principal no Uruguai e Pré-congresso na Argentina, do qual o Programa Florestal do INTA participa da organização.
O XII Congresso Internacional de Sistemas Silvipastoris visa criar um espaço acadêmico para um intercâmbio significativo dos principais avanços desses sistemas produtivos, na área econômico-produtiva, ambiental e social, com a presença das principais referências e pesquisadores de nível internacional .
O Congresso tem como público-alvo o setor acadêmico nacional e internacional ligado aos sistemas silvipastoris, alunos de graduação e pós-graduação das áreas que compõem o tema e os produtores e atores que compõem a cadeia do setor agropecuário e florestal.
O congresso também busca criar um espaço de debate que permita avançar em uma agenda de pesquisa e social que tende a melhorar as condições de vida dos produtores.
Será realizado em Buenos Aires no Salão da Faculdade de Agronomia da UBA localizado na Av. San Martín 4453 na Cidade Autônoma de Buenos Aires, com viagens de campo ao Delta e no Estabelecimento La Negra na província de Buenos Aires Aires, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, que se conjuga com o XII Congresso Internacional de Sistemas Silvipastoris no Uruguai de 18 a 20 de outubro de 2023.

PODE LHE INTERESSAR

O suprimento de madeira como matéria -prima é essencial para a indústria mundial de carpintarias e o processamento de madeira, que se reunirá em Ligna 2025 em Hannover de 26 a 30 de maio. Como reflexão disso, a seção florestal da Feira Mundial mostrará todos os aspectos dos métodos otimizados para o uso de madeira. Máquinas florestais modernas em escala moderna, serrarias móveis, logística inteligente e transporte seguro - como pioneiros técnicos no uso de madeira como material e energia - serão os protagonistas, juntamente com os esforços cruciais para preservar as florestas como uma fonte sustentável de matérias -primas para gerações futuras e prepará -las para os desafios do futuro.

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.