Curiosidades da natureza
A Árvore Tule em Oaxaca, México
Em Oaxaca, no México, existe uma das árvores com maior circunferência de tronco do mundo. A árvore Tule, como é conhecida, exala plenitude aos seus quase 2.000 anos de idade, pois, segundo a lenda, foi plantada em um local sagrado. Se 10 carros de tamanho médio fossem colocados lado a lado em um círculo, isso seria aproximadamente do mesmo tamanho que a circunferência dessa árvore. A espécie é nativa do México, embora também seja encontrada em áreas muito localizadas do sul do Texas e noroeste da Guatemala. Em 1921, para comemorar o centenário da independência mexicana, a espécie foi escolhida como árvore nacional por seu esplendor, beleza, longevidade, dimensões colossais e tradição. Felizmente, sua madeira é macia e fraca, por isso não é usada para construção.
Segundo uma lenda zapoteca, afirma-se que foi plantada há cerca de 1.400 anos por Pechocha, sacerdote de Ehécatl, deus do vento. Outra lenda diz que alguns líderes das grandes nações se reuniram e resolveram se separar em 4 grupos, rumo aos 4 pontos cardeais e em cada um plantaram ahuehuetes, o grande Tule seria um deles. Tende-se a afirmar que a sua localização é um local sagrado, posteriormente ocupado pela Igreja.
PODE LHE INTERESSAR
Saihanba é uma silvicultura de cerca de 80.000 hectares e é apresentada como a maior floresta artificial do mundo promovida pela China e pelo homem.
Conhecida como o jardim da província, esse povo neuquino ressurgiu do êxodo da população graças à idéia de um de seus habitantes: que cada um deles levanta uma árvore.
A rede de comunicadores florestais e ambientais na América Latina e no Caribe (RECOFALC) decidiu promover uma campanha que ajuda a desmistificar o uso de árvores artificiais sobre os nativos. «Estes ocorrem principalmente do petróleo, gerando uma pegada de alto carbono. Além disso, seu transporte para longas distâncias e seus resíduos posteriores em toneladas de plástico e ferro agravam seu impacto ambiental. A opção de árvores naturais cultivadas localmente não apenas reduz o impacto nas emissões, mas também promove as economias locais e o uso sustentável da Terra ?, eles destacam do Recofalc.