Curiosidades da natureza
A Árvore Tule em Oaxaca, México
Em Oaxaca, no México, existe uma das árvores com maior circunferência de tronco do mundo. A árvore Tule, como é conhecida, exala plenitude aos seus quase 2.000 anos de idade, pois, segundo a lenda, foi plantada em um local sagrado. Se 10 carros de tamanho médio fossem colocados lado a lado em um círculo, isso seria aproximadamente do mesmo tamanho que a circunferência dessa árvore. A espécie é nativa do México, embora também seja encontrada em áreas muito localizadas do sul do Texas e noroeste da Guatemala. Em 1921, para comemorar o centenário da independência mexicana, a espécie foi escolhida como árvore nacional por seu esplendor, beleza, longevidade, dimensões colossais e tradição. Felizmente, sua madeira é macia e fraca, por isso não é usada para construção.
Segundo uma lenda zapoteca, afirma-se que foi plantada há cerca de 1.400 anos por Pechocha, sacerdote de Ehécatl, deus do vento. Outra lenda diz que alguns líderes das grandes nações se reuniram e resolveram se separar em 4 grupos, rumo aos 4 pontos cardeais e em cada um plantaram ahuehuetes, o grande Tule seria um deles. Tende-se a afirmar que a sua localização é um local sagrado, posteriormente ocupado pela Igreja.

PODE LHE INTERESSAR
O país sul-americano que muda a construção graças a um material milenar e mega resistente: mais que o aço
Este material que cresce na América do Sul cria as construções mais resistentes e muda radicalmente o mundo da arquitetura Um material de construção específico tem sido usado há milênios por diversas culturas na América do Sul. Isto se deve à sua resistência estrutural que permite a criação de moradias, pontes e abrigos. A sua presença arqueológica mostra que foi um dos recursos construtivos mais valorizados em zonas sísmicas e húmidas.
Reflorestamento avança no Santuário Histórico de Machu Picchu com novos hectares restaurados
O plano prevê a plantação de mil novas árvores no santuário, em resposta aos danos causados ??pelos incêndios florestais e ameaças ambientais, com o apoio das autoridades locais e de representantes do sector do turismo.
Floresta nativa | Em Misiones, são reforçados os controles nas rotas de transporte ilegal de madeira nativa, extração de florestas sem licença e guias digitais fraudulentas
A informalidade na atividade florestal em Misiones ficou mais uma vez evidente, a cultura de operar ilegalmente é um problema histórico, e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??realiza as correspondentes operações de controle e fiscalização na regulação da atividade produtiva e na gestão sustentável do uso das florestas nativas.





















