O principal show expande o status de líder mundial
Hannover, Alemanha. Ao longo de cinco dias, de 15 a 19 de maio, a LIGNA 2023, a principal feira comercial do mundo para marcenaria e processamento de madeira, apresentou uma infinidade de inovações, inspiração e networking. 1.300 empresas de 50 países apresentaram suas soluções para a indústria madeireira, moveleira, marcenaria e setor primário. O foco estava nas duas megatendências de sustentabilidade e digitalização. A resposta da Alemanha e de todo o mundo foi proporcionalmente alta. 80.000 visitantes de 160 países aproveitaram a oportunidade para se informar sobre máquinas inteligentes e processos de produção que economizam recursos.
A expectativa durante o período que antecedeu a feira foi alta. Expositores e visitantes ficaram entusiasmados por finalmente poder se reunir pessoalmente novamente após um hiato de quatro anos e testemunhar em primeira mão o poder inovador concentrado da indústria de processamento de madeira e madeira. “A LIGNA 2023 superou as altas expectativas de nossas empresas expositoras e visitantes, demonstrando que as máquinas, equipamentos e soluções apresentadas na feira estão abrindo caminho para uma indústria sustentável e digitalizada de madeira, móveis e construção”, disse o Dr. Jochen Köckler , Presidente do Conselho de Administração do grupo de empresas Deutsche Messe. “Impressionantes 60% dos visitantes vieram do exterior. A LIGNA fortaleceu ainda mais sua posição como a principal feira de marcenaria do mundo”.
“A LIGNA 2023 não foi apenas uma plataforma para apresentar novas tecnologias, mas também um local para transferência de conhecimento e networking”, disse o Dr. Bernhard Dirr, diretor administrativo da VDMA Woodworking Machinery. “A feira demonstrou que a indústria madeireira e de processamento de madeira oferece a seus clientes as tecnologias necessárias para uma produção competitiva e, ao mesmo tempo, sustentável. Tendo em vista a situação incerta enfrentada atualmente pela indústria madeireira e de processamento de madeira, o sucesso da LIGNA 2023 fala muito sobre seu status como fonte de impulso. Não só é um impulsionador para a indústria em tempos bons, mas acima de tudo, oferece soluções para os desafios futuros.”
Como resultado, máquinas, sistemas e processos inteligentes e conectados que tornam os custos e a produção mais eficientes tornaram-se particularmente populares entre a comunidade. Houve também uma forte demanda por soluções de automação e otimização de processos para amortecer o impacto da escassez de trabalhadores qualificados.
“Os visitantes puderam experimentar a transformação da indústria ao vivo em nossos pavilhões de exposição”, continuou Köckler. Toda a gama da cadeia de valor estava em exibição, desde máquinas e equipamentos para trabalhar madeira até ferramentas e processos de trabalho, robôs industriais e até exoesqueletos para apoiar especialistas de ofícios especializados e florestais. Muitas vezes, as máquinas em exibição não se limitam exclusivamente ao processamento de madeira, mas também podem ser usadas para vidro, plástico e materiais compostos. Segundo Köckler: “Móveis ou mesmo elementos de construção, por exemplo, são feitos de uma grande variedade de materiais. Portanto, é lógico que os expositores da LIGNA estejam expandindo seus portfólios de produtos e oferecendo a seus clientes uma ampla gama de opções”.
Um tema-chave da feira consistiu na importância da madeira como recurso renovável e seu papel no processo geral de descarbonização. Com isso, a construção em madeira está se tornando cada vez mais importante e abrindo novas oportunidades de mercado para a engenharia mecânica.
Os expositores da LIGNA 2023 apresentaram soluções que otimizam significativamente todas as etapas do processo de construção em madeira. Isso não apenas economiza custos, mas o uso dessa preciosa matéria-prima também pode ser projetado para ser o mais econômico possível. O setor de pisos e a indústria moveleira também têm cada vez mais a madeira como matéria-prima preferencial, pois a sustentabilidade é cada vez mais importante para os consumidores finais. Por exemplo, adesivos inovadores baseados em matérias-primas renováveis também ajudam a reduzir as emissões de CO2.
A LIGNA 2023 ofereceu aos visitantes um amplo programa de apoio com conferências, apresentações ao vivo, exibições especiais e cerimônias de premiação. No LIGNA.Stage no Hall 12, cerca de 90 palestrantes apresentaram as últimas novidades e tendências do mercado. A escassez de trabalhadores qualificados e questões de recrutamento também foram abordadas em uma área dedicada à promoção do networking entre trabalhadores qualificados e potenciais futuros empregadores.
Na visão de Köckler: "LIGNA 2023 demonstrou mais uma vez que é uma plataforma indispensável para a indústria madeireira. A feira não apenas promoveu a troca de conhecimento e experiência, mas também definiu o rumo para a marcenaria e processamento de madeira à prova de futuro e sustentável ."
A próxima LIGNA vai de 26 a 30 de maio de 2025.

PODE LHE INTERESSAR
Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.
A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento
A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.






















