Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Maior sustentabilidade na indústria de carpintaria e processamento de madeira

Após quatro anos de espera, a LIGNA, a principal feira mundial da indústria de carpintaria e processamento de madeira, finalmente acontece ao vivo

Depois de quatro anos de espera, finalmente acontece ao vivo a LIGNA, principal feira mundial do setor de marcenaria e carpintaria, onde são expostas soluções para a indústria moveleira, o comércio de madeira e o setor. Sustentabilidade, digitalização, madeira como matéria-prima renovável e construção em madeira são os temas de destaque.

Na LIGNA, os visitantes poderão experimentar a inovação em máquinas, sistemas e demonstrações ao vivo, além de interagir pessoalmente. Mais de 1.300 empresas de 47 países estarão presentes de 15 a 19 de maio de 2023 em Hannover, na Alemanha.

O presidente da Deutsche Messe AG, Dr. Jochen Köckler, observou que a indústria está animada com o retorno da LIGNA e a possibilidade de mostrar o poder inovador concentrado na indústria após quatro anos de ausência.

A madeira, como material natural e renovável, tornou-se ainda mais procurada na indústria da construção e do mobiliário, devido ao seu contributo para a descarbonização. A construção em madeira ganhou espaço em relação aos métodos convencionais, abrindo novas oportunidades no setor de máquinas.

A sustentabilidade também é uma questão importante para a indústria moveleira. Os clientes valorizam cada vez mais a sustentabilidade na compra de móveis e a Comissão da UE está trabalhando em projetos legislativos para a transição para uma economia circular.

A LIGNA abrange todos os tópicos da indústria, desde máquinas e sistemas para trabalhar madeira até ferramentas e métodos de trabalho, digitalização, automação de produção e materiais inovadores. Cerca de 1.300 empresas apresentarão suas soluções e produtos a visitantes de todo o mundo.

Para além dos expositores habituais, serão muitas as empresas e startups a participar pela primeira vez. A feira também oferecerá um programa de eventos paralelos, como conferências, apresentações ao vivo e cerimônias de premiação.

A LIGNA também aborda a escassez de habilidades e recrutamento, oferecendo oportunidades para profissionais e empregadores se encontrarem. Há também espaços dedicados a startups e institutos de pesquisa e universidades que apresentam programas de P&D, treinamentos e programas acadêmicos.

A feira oferece um programa especializado para os ofícios de carpintaria, e inclui apresentações e workshops sobre eficiência energética e um dia dedicado exclusivamente aos carpinteiros.

Não se pode deixar de mencionar o campeonato Forwarder, onde serão exibidas habilidades de controle de máquinas de colheita de madeira em alto nível e entretenimento emocionante. Como tradição da LIGNA, será realizada uma cerimônia de plantio de árvores, onde uma bétula do pântano será escolhida como "Árvore do Ano".

A LIGNA é um encontro imperdível para todos os profissionais da carpintaria e transformação da madeira, um evento que se destaca pelo foco na sustentabilidade, inovação e construção


WEMHÖNER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Para apoyar el desarrollo forestal nacional y desviar la atencion sobre los arboles autoctonos, desde el INTA Bariloche impulsan una variedad de pino introducida

A la vera del camino que recorre el predio de la Estacion Experimental Agropecuaria (EEA) del INTA Bariloche, una importante cantidad de pinos se levanta, en sintonia con lo que ocurre en gran parte del territorio patagonico. Se trata de la variedad ponderosa (Pinus ponderosa), una especie introducida originaria de Estados Unidos, que junto con el pino oregon (Pseudotsuga menziesii) son las dos coniferas mas plantadas de la region.

Ler notícia »

Card image cap La Ley de Bosques tiene quien la explique: La Fundacion Vida Silvestre lanzo una web con fines educativos

Sancionada en septiembre del ano 2007 por el Congreso y reglamentada dos anos despues tras el reclamo de decenas de organizaciones ambientalistas, la Ley de Bosques 26.331 recien ahora cuenta con una pagina web especifica para su difusion y el necesario control social.

Ler notícia »

Card image cap Reforestaran bosques incendiados en Cafayate

En un trabajo conjunto entre la Secretaria de Ambiente y Desarrollo Sustentable de la Provincia y la Municipalidad de Cafayate se realizara la primera reforestacion de grandes dimensiones para recuperar bosques nativos incendiados.

Ler notícia »

SAN VICENTE MADERAS SRL

AUTOPERFORANTES TEL

GRUPO CERVERE

CASTALY MACHINE

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

FARAM SRL

HERRAJES MANDILE

COMBILIFT IBERIA & LATINOAMERICA

EL COLONO FERRETERIA

THERMWOOD

ALCE HERRAJES SH

SHOPBOT CNC TOOLS

MADERERA NEWTON S.A.

PERFILES DEL SOL

MAPU

SMITHCO MANUFACTURING

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

USNR

JOESCAN

KCD SOFTWARE

HYMMEN

WEMHÖNER Surface Technologies