Caracterização tecnológica de clones de eucalipto,
A dissertação de mestrado foi concluída e apresentada
A dissertação de mestrado, desenvolvida pelo Eng. Ftal Martinez Matias, membro do grupo florestal EEE INTA Concordia, foi concluída e apresentada. Leva o título de "Caracterização tecnológica de clones de eucalipto, onde o trabalho consistiu em avaliar as propriedades físicas, mecânicas e defeitos da madeira de clones híbridos, GC INTA 24 e GC INTA 27, provenientes do cruzamento de E grandis x E. camaldulensis e clones puros de E. grandis, EG INTA 157 e EG INTA 36, comparando-os com o material seminal de E. grandis, maioritariamente plantado na região. No dia 24 de novembro na Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Misiones, foi apresentada esta pesquisa, para concluir esta etapa de formação profissional e optar pelo título de Magister em Ciências Florestais. Este tipo de estudo proporciona o conhecimento da adequação da madeira para diferentes usos, processos industriais e um aproveitamento integral dos mesmos, gerando produtos com maior valor agregado.

PODE LHE INTERESSAR
Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência
Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.
A cidade da América do Sul que respira graças às mil oliveiras plantadas no século XVII
No coração da América do Sul existe uma cidade que, entre o barulho e o concreto, ainda respira graças a uma floresta de oliveiras
Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas
O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.





















