Dias de floresta: motivo do reencontro

Dias de floresta: motivo do reencontro

Conferências, palestras técnicas, cartazes, estandes, saídas de campo e, principalmente, intercâmbios entre atores do setor florestal, aconteceram nas 36 Conferências Florestais de Entre Ríos.

A mesa inaugural foi composta pelo Diretor encarregado da Estação Experimental Agrícola Concórdia do INTA, Ing. Javier Oberschelp; a Diretora do Centro Regional Entre Ríos do INTA, Ing. Gloria Perez; Em nome da AIANER, Ing. Paula Dacunda; o prefeito da cidade de Concórdia, Dr. Enrique Cresto; o presidente do Conselho do Centro Regional de Entre Ríos do INTA, Eng. Ricardo Garzia; o Secretário de Desenvolvimento Florestal Industrial da província de Corrientes, Eng. Luis Mestres e o Secretário de Agricultura e Pecuária da província de Entre Ríos, Lucio Amavet.

As autoridades presentes valorizaram esta nova edição da conferência florestal, destacando a sua importância no fortalecimento do setor; Nesta linha, o Sr. Oberschelp exortou a "recuperar este espaço de encontro e troca de conhecimento, camaradagem e cordialidade que é muito difícil de substituir por uma conferência virtual". Por sua vez, a Engª Perez destacou que o Departamento Florestal do INTA Concórdia e do Centro Regional é estratégico e destacou a inestimável contribuição de pessoas que, com uma visão de longo prazo, deixaram sua marca, pois "as instituições que as pessoas fazem, são os que lhe dão valor, com o seu trabalho, com a sua dedicação, com o seu esforço.”

 

Temas da conferência

O primeiro painel da conferência concentrou-se na gestão de incêndios; As apresentações referiram-se à rede de gestão de incêndios rurais, às estratégias de combate aos incêndios na província de Corrientes e às informações para a gestão integral dos incêndios.

Posteriormente, foi apresentado um relatório sobre o levantamento de carbono em solos de sistemas produtivos na Argentina, com ênfase na Mesopotâmia. Continuaram as apresentações sobre ferramentas tecnológicas aplicadas à produção florestal, os potenciais benefícios para o negócio florestal da biodiversidade em florestas plantadas na Mesopotâmia e Delta, o potencial de clones puros e híbridos de eucalipto para a produção de carvão vegetal, a certificação do padrão VSC de baixo carbono em plantações florestais da UNITAN e, por fim, a avaliação do impacto econômico e social da cadeia florestal de pinus e eucalipto sob uma perspectiva de mercado.

Durante o intervalo, foi possível visitar os cartazes apresentados e os stands comerciais que acompanharam a Conferência. O momento também possibilitou o encontro e o intercâmbio entre produtores, assessores, empresas de serviços e estudantes.

reconhecimento anual

Dando continuidade à longa tradição dos Dias da Floresta de reconhecimento do trabalho das pessoas que trabalharam e trabalham para o desenvolvimento da atividade, nesta ocasião o reconhecimento foi concedido ao Eng. Agr. Juan Adolfo Lopez por sua destacada carreira e contribuições ao setor florestal. O Sr. Lopez iniciou a sua actividade no INTA Bella Vista e veio a constituir um laboratório de excelência em qualidade de madeira ligado ao melhoramento genético de espécies florestais, sendo ainda hoje a principal referência. Suas principais contribuições técnicas estão ligadas à incorporação de propriedades da madeira a programas de seleção de árvores por métodos não destrutivos.

Nesta área, também é reconhecido o trabalho de Ramón Eyman, assistente do Departamento Florestal do INTA Concordia, que acompanha a realização dessas sessões desde a primeira edição, e que este ano é sua última participação neste evento, também é reconhecido ao se aposentar no final do mês. .

Um dia especial para estar em campo...

Com um sol radiante em plena primavera, o dia de campo foi realizado em três lotes da Estação Experimental Agropecuária selecionados para as apresentações.

Na primeira parada, foi abordada a questão do controle de formigas com repelentes e plantas armadilhas, teste que é realizado na mesma propriedade e faz parte da pesquisa em nível nacional. Depois veio a vez das ferramentas tecnológicas de ponta para aplicações florestais, onde foram explicadas as múltiplas aplicações na atividade. Na última parada, foi apresentada uma palestra sobre prevenção de riscos na silvicultura, seguida da apresentação dos resultados da rede de avaliação de clones pré-comerciais e determinação das propriedades tecnológicas de clones comerciais de eucalipto.

Durante os passeios, foi possível apreciar os diferentes lotes de testes encontrados na planta experimental e a importância do trabalho de pesquisa realizado por técnicos locais.

A conferência terminou com o tradicional almoço de confraternização.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

LYH PLACAS

MARCELO F. CASTELLUCCIO

ROSARIO ABRASIVOS SRL

EL EMPORIO DEL TERCIADO SA

MADERAS KIKUE

PERIN Spa

AFIPAR SH

SAN VICENTE MADERAS SRL

SERV-INT

VIALRO

GRUPO EURO

RAIES MADERAS S.A.

INGLAMIAUX

KCD SOFTWARE

COMBILIFT

JOESCAN

HERRAJES NORTE

EL COLONO FERRETERIA

TEPELCO S.A.

CASTALY MACHINE

HUGO DANIEL VALETTO

AGLOLAM SA