Conferências, palestras técnicas, cartazes, estandes, saídas de campo e, principalmente, intercâmbios entre atores do setor florestal, aconteceram nas 36 Conferências Florestais de Entre Ríos.
A mesa inaugural foi composta pelo Diretor encarregado da Estação Experimental Agrícola Concórdia do INTA, Ing. Javier Oberschelp; a Diretora do Centro Regional Entre Ríos do INTA, Ing. Gloria Perez; Em nome da AIANER, Ing. Paula Dacunda; o prefeito da cidade de Concórdia, Dr. Enrique Cresto; o presidente do Conselho do Centro Regional de Entre Ríos do INTA, Eng. Ricardo Garzia; o Secretário de Desenvolvimento Florestal Industrial da província de Corrientes, Eng. Luis Mestres e o Secretário de Agricultura e Pecuária da província de Entre Ríos, Lucio Amavet.
As autoridades presentes valorizaram esta nova edição da conferência florestal, destacando a sua importância no fortalecimento do setor; Nesta linha, o Sr. Oberschelp exortou a "recuperar este espaço de encontro e troca de conhecimento, camaradagem e cordialidade que é muito difícil de substituir por uma conferência virtual". Por sua vez, a Engª Perez destacou que o Departamento Florestal do INTA Concórdia e do Centro Regional é estratégico e destacou a inestimável contribuição de pessoas que, com uma visão de longo prazo, deixaram sua marca, pois "as instituições que as pessoas fazem, são os que lhe dão valor, com o seu trabalho, com a sua dedicação, com o seu esforço.”
Temas da conferência
O primeiro painel da conferência concentrou-se na gestão de incêndios; As apresentações referiram-se à rede de gestão de incêndios rurais, às estratégias de combate aos incêndios na província de Corrientes e às informações para a gestão integral dos incêndios.
Posteriormente, foi apresentado um relatório sobre o levantamento de carbono em solos de sistemas produtivos na Argentina, com ênfase na Mesopotâmia. Continuaram as apresentações sobre ferramentas tecnológicas aplicadas à produção florestal, os potenciais benefícios para o negócio florestal da biodiversidade em florestas plantadas na Mesopotâmia e Delta, o potencial de clones puros e híbridos de eucalipto para a produção de carvão vegetal, a certificação do padrão VSC de baixo carbono em plantações florestais da UNITAN e, por fim, a avaliação do impacto econômico e social da cadeia florestal de pinus e eucalipto sob uma perspectiva de mercado.
Durante o intervalo, foi possível visitar os cartazes apresentados e os stands comerciais que acompanharam a Conferência. O momento também possibilitou o encontro e o intercâmbio entre produtores, assessores, empresas de serviços e estudantes.
reconhecimento anual
Dando continuidade à longa tradição dos Dias da Floresta de reconhecimento do trabalho das pessoas que trabalharam e trabalham para o desenvolvimento da atividade, nesta ocasião o reconhecimento foi concedido ao Eng. Agr. Juan Adolfo Lopez por sua destacada carreira e contribuições ao setor florestal. O Sr. Lopez iniciou a sua actividade no INTA Bella Vista e veio a constituir um laboratório de excelência em qualidade de madeira ligado ao melhoramento genético de espécies florestais, sendo ainda hoje a principal referência. Suas principais contribuições técnicas estão ligadas à incorporação de propriedades da madeira a programas de seleção de árvores por métodos não destrutivos.
Nesta área, também é reconhecido o trabalho de Ramón Eyman, assistente do Departamento Florestal do INTA Concordia, que acompanha a realização dessas sessões desde a primeira edição, e que este ano é sua última participação neste evento, também é reconhecido ao se aposentar no final do mês. .
Um dia especial para estar em campo...
Com um sol radiante em plena primavera, o dia de campo foi realizado em três lotes da Estação Experimental Agropecuária selecionados para as apresentações.
Na primeira parada, foi abordada a questão do controle de formigas com repelentes e plantas armadilhas, teste que é realizado na mesma propriedade e faz parte da pesquisa em nível nacional. Depois veio a vez das ferramentas tecnológicas de ponta para aplicações florestais, onde foram explicadas as múltiplas aplicações na atividade. Na última parada, foi apresentada uma palestra sobre prevenção de riscos na silvicultura, seguida da apresentação dos resultados da rede de avaliação de clones pré-comerciais e determinação das propriedades tecnológicas de clones comerciais de eucalipto.
Durante os passeios, foi possível apreciar os diferentes lotes de testes encontrados na planta experimental e a importância do trabalho de pesquisa realizado por técnicos locais.
A conferência terminou com o tradicional almoço de confraternização.
PODE LHE INTERESSAR
Conhecida como o jardim da província, esse povo neuquino ressurgiu do êxodo da população graças à idéia de um de seus habitantes: que cada um deles levanta uma árvore.
Saihanba é uma silvicultura de cerca de 80.000 hectares e é apresentada como a maior floresta artificial do mundo promovida pela China e pelo homem.
Em 28 de novembro, a cidade de Posadas será o cenário da Reunião Tecnológica Industrial Florestal 2024 para empresas da região, um evento organizado pela Conicet Northeast que visa fortalecer a relação entre ciência e empresas no setor da produção e indústria de madeira. O dia ocorrerá das 9h às 13h.