Os 2.550 objetos de madeira recuperados pela primeira vez das oferendas do Templo Mayor de Tenochtitlan

Os 2.550 objetos de madeira recuperados pela primeira vez das oferendas do Templo Mayor de Tenochtitlan

Arqueólogos, restauradores e especialistas conseguiram resgatar objetos que sobreviveram mais de 500 anos submersos na água, alguns completamente inundados. É um verdadeiro feito da ciência dedicada à conservação desses materiais

Até agora, existem 2.550 peças de madeira que arqueólogos, restauradores e especialistas conseguiram resgatar das extraordinárias oferendas encontradas aos pés do Grande Templo da antiga Tenochtitlan: dardos, lançadores de dardos, peitorais, brincos, máscaras, ornamentos, protetores de ouvido, cetros , jarros, cocares, uma representação de uma flor e outra de osso, todos encontrados nos depósitos rituais feitos pelos sacerdotes para consagrar um edifício ou fazer um pedido aos deuses astecas. Este é um verdadeiro feito da ciência dedicada à conservação desses materiais vegetais naturalmente delicados. Os objetos sobreviveram mais de 500 anos submersos na água, alguns completamente submersos.

Um alto e constante nível de umidade, pouco oxigênio e luz, além de mínimas oscilações de temperatura, contribuíram para a preservação dos restos orgânicos até hoje. Enquanto, um moderno método de conservação e estabilização, no qual são utilizados açúcares sintéticos (lactitol e, posteriormente, trealose) - técnica utilizada pela primeira vez no México, em 2002, pela restauradora Alejandra Alonso, que realizou a estabilização de os artefatos de madeira da Oferenda 102 no Templo Mayor — serão preservados para esta e as futuras gerações verem. Devido à sua vulnerabilidade natural, a preservação dos objetos de madeira nas oferendas localizadas ao pé do centro espiritual do Mexica é considerada exemplar.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Apresentam o projeto Elárbol no Ciclo Ecologia

A iniciativa transmídia reflete a importância da flora nativa argentina e centra-se na alfarrobeira como árvore emblemática. Hoje, às 18h, na Biblioteca Argentina Nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h, o projeto Elárbol é apresentado no Ciclo de Ecologia coordenado por Sergio Rinaldi na Biblioteca Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Missões | A tradicional Festa Nacional da Madeira, em novembro, comemora quatro décadas de confraternização popular em San Vicente

O anúncio oficial do 4º Festival Nacional da Madeira de San Vicente foi feito nesta terça-feira pelo governador de Misiones, Hugo Passalacqua. O evento cultural e festivo acontecerá de 5 a 9 de novembro no Centro Esportivo Verón Gallardo de San Vicente, Misiones, para comemorar quatro décadas de história. O Festival Nacional da Madeira de San Vicente é um popular ponto de encontro da comunidade agroflorestal e comercial da região do Alto Uruguai e é uma oportunidade para a cadeia florestal-industrial expor seu desenvolvimento e serviços. O festival inclui atividades de promoção cultural, artística e económica.

Ler notícia »

Card image cap Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

Ler notícia »

JOESCAN

ASERRADERO EUZKADI

VIALRO

TEPELCO S.A.

MARCELO F. CASTELLUCCIO

DIEGO LAVISTA LLANOS

AUTOPERFORANTES TEL

CORCHOLINEA

INGLAMIAUX

GRUPO EURO

SHOPBOT CNC TOOLS

PIERMATTEI S.A.

COOP.DE TRABAJO HERRAMIENTAS UNION LTDA.

CONTROL LOGIC

HERRAJES NORTE

FARAM SRL

ROSARIO ABRASIVOS SRL

LYH PLACAS

EL COLONO FERRETERIA

PERIN Spa

RAIES MADERAS S.A.

TRIPAYN SRL