Pomera Maderas relançou o programa de educação ambiental em formato digital

Pomera Maderas relançou o programa de educação ambiental em formato digital

Com mais de 10 anos de experiência, o programa “Mais Florestas, Mais Futuro” já atingiu mais de 7 mil crianças. As inscrições para escolas primárias estão abertas.

Corrientes, agosto de 2021- A pandemia acelerou o processo de transformação digital em quase todas as áreas da vida, impactando a forma de estudar e aprender. Por isso, e com o objetivo de dar continuidade e ampliar o escopo do programa, Pomera Maderas reconverteu seus conteúdos de educação ambiental para o formato digital.

Por meio de vídeos didáticos e atividades recreativas, o programa “Mais Florestas, Mais Futuro” leva aos alunos do ensino fundamental e médio de Corrientes e Misiones conteúdos relacionados ao setor florestal, preservação de ecossistemas e produção sustentável. Dessa forma, busca promover a incorporação de boas práticas e aumentar o compromisso ambiental na infância e na adolescência, numa perspectiva de respeito e uso responsável dos recursos naturais.

Desde 2010, Pomera Maderas tem promovido um vínculo ativo e próximo com as escolas da região: o programa foi ministrado em 18 escolas por ano desde o seu lançamento em 14 localidades da área e durante sua história atingiu mais de 7.000 homens e mulheres alunos. Até 2020, foram realizadas diversas oficinas presenciais nas escolas: “A Floresta e a Selva” com as escolas primárias e “O Ciclo da Floresta”, “Segurança no Trabalho Rural”, “Uso Responsável do Fogo e Incêndios Florestais” com as escolas secundárias.

“Com a chegada da pandemia e o fechamento de escolas, vimos a necessidade de reconverter e atualizar tanto o formato quanto o conteúdo desenvolvido. Foi então que trabalhamos peças digitais para podermos compartilhar com as instituições pelo WhatsApp ou YouTube, com a ideia de que pudessem ser consumidas de forma mais flexível por cada equipe docente de acordo com suas possibilidades ”, destacou Griselda Guarino, diretora de MASSO de Pomera Maderas.

A proposta propõe um percurso que vai dos conhecimentos mais gerais aos mais particulares. Inicia com conteúdos sobre ecorregiões, segue com o tema florestas nativas e implantadas e termina explicando o ciclo florestal. Através destes materiais, os alunos poderão identificar-se com o seu meio natural, compreender os desafios atuais que surgem no seu lugar de pertença e poderão valorizar o seu papel como atores sociais fundamentais para o desenvolvimento sustentável desse meio ambiente.

No momento estão abertas as inscrições no programa, destinado ao primeiro e segundo ciclo das escolas primárias do sul da província de Misiones, norte e centro da província de Corrientes. Incluindo centros educacionais nas cidades de Gobernador Virasoro, Garruchos, Garaví, Área San Alonso, Área Colonia Unión, Ituzaingó, Área Santa Tecla, Área Libertad, Villa Olivari, Área Nueva Abana, Colonia Santa Rosa, Posadas, Garupá. As escolas interessadas podem entrar em contato: masbosquesmasfuturo@gmail.com.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Conheça a árvore Guayubira: uma das espécies de madeira nativa da selva missionária

Com informações do Manual de Espécies de Missões Nativas (2024), desenvolvidas em colaboração entre a Faculdade de Ciências Florestais do UNAM e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) através da atualização do projeto e da edição do manual de identificação de madeira da selva missionária, compartilhamos informações de cada guia digital que inclui características denatônicas e anatômicas. O manual foi elaborado no Laboratório de Anatomia da Madeira, Dendrologia e Dendrocronologia (Lamdyd) da Faculdade de Ciências Florestais em Eldorado, Universidade Nacional de Misiones.

Ler notícia »

Card image cap Madeira queimada: a técnica japonesa que embeleza e protege o material

Elegante, ecológico e resistente: a madeira tratada com a técnica de milenary chamada Yakisugi desafia o clima e a passagem do tempo. No mundo do design e da construção, uma técnica ancestral japonesa está ganhando destaque. Este é o Yakisugi (também conhecido como proibição de Shou Sugi), um método que consiste em queimar a superfície da madeira para torná -la mais resistente e atraente. Embora possa parecer contraditório, expor a madeira ao fogo oferece proteção natural contra a umidade, insetos e deterioração ao longo do tempo.

Ler notícia »

Card image cap Árvore Wawona: A atração turística dos Estados Unidos que desapareceu em 1969

Foi criado em 1881 e se tornou um lugar muito popular durante as décadas seguintes. No entanto, quando a árvore caiu no final da década de 1960, tudo mudou. Wawona Tree era o nome que tinha uma atração turística dos Estados Unidos, que permaneceu de 1881 a 1969 em Mariposa Grove, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia.

Ler notícia »

PERFILESLED

GONZALEZ TUDANCA

ASERSUR MADERAS

HERRAJES YACANTE

METALURGICA RUEDAMAS SRL

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

MADER-EXPO

SLG CONSTRUCCIONES

ENCHAPADORA SAN JUAN

SOUTH CHEMICAL

MAQUINARIAS ABRAHAM

PRECOR SA

PRODUCTOS MIRO SRL

DECOFORMA

LIJAS HUNTER

MATRAMSA-AR S.A.

HERRAJES RIMAC

METALURGICA PESKINS SCA

DIFRA CNC

FORESTAL LAS MARÍAS SA

BIASSONI E HIJOS SAICA