Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

A mudança climática é hoje mais do que nunca uma realidade tangível. As emissões de CO2 da atividade industrial e dos cidadãos aumentaram incessantemente durante anos. Para amenizar seus efeitos sobre os ecossistemas causados ​​pelo desmatamento provocado por incêndios, Florestas Sustentáveis ​​iniciou um projeto de conscientização da sociedade e reflorestamento de uma floresta queimada pertencente à Reserva Natural Vale do Iruelas.

Mais de 140 hectares deste enclave localizado na parte sul de Ávila foram devastados no final do verão de 2019 devido a um dos incêndios mais vorazes da temporada. No entanto, os centenários pinheiros silvestres e carvalhos que outrora habitaram o vale ganharam vida com uma missão: fazer com que a verdade seja conhecida.
Graças à dendrocronologia, ciência capaz de recuperar as informações registradas nos anéis das árvores, foi realizada a análise de vários espécimes que morreram em um incêndio em 2019, realizada pelo Instituto Universitário de Manejo Florestal Sustentável ( iuFOR) pertencente à Universidade de Valladolid.
Neste estudo, são conhecidos dados específicos sobre essas árvores, como a idade, as condições climáticas em que se desenvolveram, incluindo pragas, inundações, incêndios e outros eventos que poderiam tê-las afetado, mas também foram tiradas conclusões muito relevantes que mostram a crise climática que estamos a sofrer, tal como a existência de uma correlação negativa elevada entre o crescimento das árvores e as temperaturas médias e máximas anuais ou que a regeneração natural das florestas mediterrânicas seja gravemente afectada pelas alterações climáticas.
Combinando esses dados reais com a imaginação de Nagore Suárez, um jovem talento da literatura espanhola e vencedor da Twitter Thread Fair, Bosques Sostenibles criou La Verdad de los Arboles, uma campanha que consiste em uma série de podcasts que contam a história em primeira pessoa de alguns destes exemplares que viveram e morreram no Vale do Iruelas e que servirão para lançar uma mensagem de sensibilização à sociedade.
As árvores nos alertam sobre o perigo representado pela falta de iniciativas que nos protejam das mudanças climáticas.
Um dos métodos de maior impacto para conter a degradação do planeta é o replantio de grandes áreas. Pelas extensões que alcançam esses novos espaços verdes, eles são capazes de purificar um grande volume de CO2. É neste momento que esta campanha assume especial importância para a sociedade.
“A Verdade das Árvores pretende ser um tributo à nossa batalha na linha de frente contra a crise climática. Uma árvore consegue eliminar da atmosfera e sintetizar em sua casca cerca de 180 kg de CO2 em 40 anos, quantidade equivalente às emissões geradas por uma viagem de cerca de 1.800 km de carro "Por isso é tão importante cuidar de nossas florestas", explica Elena Álvarez, responsável por Florestas Sustentáveis.
Ao longo dos seus mais de dez anos de experiência, a Sustainable Forests realizou numerosos projectos de reflorestamento em diferentes bosques espanhóis, o que a integrou no grupo de empresas credenciadas pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico através do Projetos de registro da pegada de carbono, compensação e absorção de dióxido de carbono.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

Card image cap Missões | Novo corte ilegal no Parque Provincial Piñalito, em San Pedro, revela a expansão silenciosa do desmatamento em áreas protegidas

O avanço do desmatamento em áreas protegidas ficou mais uma vez evidente esta semana no Parque Provincial Piñalito Sur, em San Pedro, onde o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis ??confirmou um novo caso de extração ilegal seletiva de madeira. O evento ocorre num contexto de crescente preocupação com a fragilidade do sistema de controle ambiental nas áreas rurais e fronteiriças, onde a escassez de recursos, pessoal e logística limita a capacidade de vigilância contra organizações criminosas organizadas para roubar madeiras nativas e comercializá-las no mercado negro em conivência com proprietários de serrarias.

Ler notícia »

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

ASERRADERO ROCAS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

DIFRA CNC

TAEDA S.A.

ATOR

MADER-EXPO

PERFILESLED

GONZALEZ TUDANCA

CASERMEIRO S.R.L.

HERRAJES RIMAC

BIASSONI E HIJOS SAICA

LIJAS HUNTER

PRECOR SA

ENCHAPADORA SAN JUAN

HERRAJES YACANTE

METALURGICA RUEDAMAS SRL

METALURGICA RUEDAMAS SRL

TEPELCO S.A.

ATOR

DIFRA CNC

PERFILESLED

ASERRADERO ROCAS SRL