Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

Florestas Sustentáveis: "As árvores nos contam a verdade sobre a crise climática"

A mudança climática é hoje mais do que nunca uma realidade tangível. As emissões de CO2 da atividade industrial e dos cidadãos aumentaram incessantemente durante anos. Para amenizar seus efeitos sobre os ecossistemas causados ​​pelo desmatamento provocado por incêndios, Florestas Sustentáveis ​​iniciou um projeto de conscientização da sociedade e reflorestamento de uma floresta queimada pertencente à Reserva Natural Vale do Iruelas.

Mais de 140 hectares deste enclave localizado na parte sul de Ávila foram devastados no final do verão de 2019 devido a um dos incêndios mais vorazes da temporada. No entanto, os centenários pinheiros silvestres e carvalhos que outrora habitaram o vale ganharam vida com uma missão: fazer com que a verdade seja conhecida.
Graças à dendrocronologia, ciência capaz de recuperar as informações registradas nos anéis das árvores, foi realizada a análise de vários espécimes que morreram em um incêndio em 2019, realizada pelo Instituto Universitário de Manejo Florestal Sustentável ( iuFOR) pertencente à Universidade de Valladolid.
Neste estudo, são conhecidos dados específicos sobre essas árvores, como a idade, as condições climáticas em que se desenvolveram, incluindo pragas, inundações, incêndios e outros eventos que poderiam tê-las afetado, mas também foram tiradas conclusões muito relevantes que mostram a crise climática que estamos a sofrer, tal como a existência de uma correlação negativa elevada entre o crescimento das árvores e as temperaturas médias e máximas anuais ou que a regeneração natural das florestas mediterrânicas seja gravemente afectada pelas alterações climáticas.
Combinando esses dados reais com a imaginação de Nagore Suárez, um jovem talento da literatura espanhola e vencedor da Twitter Thread Fair, Bosques Sostenibles criou La Verdad de los Arboles, uma campanha que consiste em uma série de podcasts que contam a história em primeira pessoa de alguns destes exemplares que viveram e morreram no Vale do Iruelas e que servirão para lançar uma mensagem de sensibilização à sociedade.
As árvores nos alertam sobre o perigo representado pela falta de iniciativas que nos protejam das mudanças climáticas.
Um dos métodos de maior impacto para conter a degradação do planeta é o replantio de grandes áreas. Pelas extensões que alcançam esses novos espaços verdes, eles são capazes de purificar um grande volume de CO2. É neste momento que esta campanha assume especial importância para a sociedade.
“A Verdade das Árvores pretende ser um tributo à nossa batalha na linha de frente contra a crise climática. Uma árvore consegue eliminar da atmosfera e sintetizar em sua casca cerca de 180 kg de CO2 em 40 anos, quantidade equivalente às emissões geradas por uma viagem de cerca de 1.800 km de carro "Por isso é tão importante cuidar de nossas florestas", explica Elena Álvarez, responsável por Florestas Sustentáveis.
Ao longo dos seus mais de dez anos de experiência, a Sustainable Forests realizou numerosos projectos de reflorestamento em diferentes bosques espanhóis, o que a integrou no grupo de empresas credenciadas pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico através do Projetos de registro da pegada de carbono, compensação e absorção de dióxido de carbono.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Promovem pesquisas em resinas de pinus do NEA

A indústria florestal é um dos setores mais importantes nas economias de Misiones e Corrientes. Milhares de hectares de pinus abastecem a indústria de papel, celulose, placas e serrarias. O Pinus elliottii, uma das espécies estabelecidas na região, além de fornecer madeira, é utilizado para a produção de resina, produto florestal não lenhoso e com grande demanda nas indústrias química, farmacêutica e cosmética. Em 2\024, foi alcançada a extração de resina de aproximadamente 52,6 mil toneladas de aproximadamente 18 milhões de árvores em produção, gerando renda e empregos com alto potencial de expansão.

Ler notícia »

Card image cap Especialistas de 10 províncias desenvolvem estratégias de restauração de paisagens florestais em todo o país

O programa é desenvolvido por pesquisadores do INTA, do Conicet e da Fundação Argentina de Vida Selvagem.

Ler notícia »

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

HERRAJES MANDILE

HERRAJES NORTE

AFIPAR SH

PERFILES DEL SOL

HYMMEN

DECOFORMA

MADERWIL S.A.

PRECOR SA

MADER-EXPO

ASERSUR MADERAS

PRODUCTOS MIRO SRL

BIASSONI E HIJOS SAICA

MAQUINARIAS ABRAHAM

FORESTAL LAS MARÍAS SA

PERFILESLED

SOUTH CHEMICAL

METALURGICA RUEDAMAS SRL

DIFRA CNC

TAEDA S.A.

LIJAS HUNTER

SLG CONSTRUCCIONES

HERRAJES RIMAC