
Ried i.I./Rimsting. A Wintersteiger AG adquiriu a SERRA Maschinenbau GmbH de Rimsting em Chiemsee, Alemanha, com efeitos retroativos a partir de 1 de janeiro de 2019.
Com cerca de 40 colaboradores/as, a SERRA desenvolve, fabrica e vende máquinas e lâminas de serras para serração móvel ou estacionária. Os produtos são disponibilizados em mais de 80 países e a taxa de exportação está nos 60%. Em 2018, o volume de vendas subiu para 6,4 milhões de euros. Tal como a Wintersteiger, a SERRA é especialista e líder de mercado no nicho.
A serração móvel e estacionária está incluída no portfólio de produtos da Wintersteiger no setor Woodtech (máquinas de serra de fita de corte fino, lâminas de serra, soluções de automatização e sistemas de reparação de madeira). Relativamente à cadeia de aprovisionamento do tratamento da madeira, o setor foi alargado: os troncos com um diâmetro superior a 160 cm são cortados com a serração SERRA, sendo possível continuar o seu tratamento com máquinas de serra de fita de corte fino Wintersteiger.
Com esta aquisição, a Wintersteiger aposta no crescimento com um duplo impacto positivo. Por um lado, há oportunidades de crescimento para os produtos SERRA em mercados pouco ou nunca explorados, nos quais a Wintersteiger possui uma estrutura comercial bem desenvolvida como, por exemplo, nos EUA. Por outro lado, a Wintersteiger pode utilizar o atual departamento de vendas da SERRA para serração, podendo desta forma vender principalmente lâminas de serra, mas também máquinas de serra de fita de corte fino", explica o Dr. Florestan von Boxberg, diretor executivo da Wintersteiger AG.
Referindo-se à aquisição da empresa, Johann Fritz, administrador da SERRA, afirmou: "Já há 15 anos que existe uma excelente parceria entre a Wintersteiger e a SERRA, que agora se tornou mais forte e desenvolvida. Além dos complementos ideais às gamas de produtos, ambas partilham uma filosofia empresarial muito semelhante. Após 20 anos na Direção, vou deixar a empresa por motivos familiares, mas sei que, com a Wintersteiger, tudo estará em boas mãos."
A Wintersteiger vai manter as instalações em Rimsting e a marca SERRA. A Direção da SERRA Maschinenbau GmbH vai ser assumida pelo atual Diretor Christian Mayer e pelo Eng. Andreas Doubrava, procurador da Wintersteiger AG.

PODE LHE INTERESSAR

Foi criado em 1881 e se tornou um lugar muito popular durante as décadas seguintes. No entanto, quando a árvore caiu no final da década de 1960, tudo mudou. Wawona Tree era o nome que tinha uma atração turística dos Estados Unidos, que permaneceu de 1881 a 1969 em Mariposa Grove, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia.

No mundo, existem milhões de florestas. Alguns estão próximos dos centros urbanos, outros em lugares remotos e inacessíveis, mas todos desempenham um papel fundamental: mantenha o equilíbrio do planeta. Eles são literalmente o pulmão da terra. Ao falar sobre uma nova floresta, a primeira coisa que vem à mente é geralmente o reflorestamento, uma plantação recente ou a recuperação de uma área arrasada pelo fogo. Mas essa descoberta está de outra maneira. Não é uma floresta semeada recentemente. É uma floresta antiga, que estava lá por milhares de anos, enterrada sob o gelo. E agora, com o degelo causado pelo aquecimento global, ele emergiu novamente.

O suprimento de madeira como matéria -prima é essencial para a indústria mundial de carpintarias e o processamento de madeira, que se reunirá em Ligna 2025 em Hannover de 26 a 30 de maio. Como reflexão disso, a seção florestal da Feira Mundial mostrará todos os aspectos dos métodos otimizados para o uso de madeira. Máquinas florestais modernas em escala moderna, serrarias móveis, logística inteligente e transporte seguro - como pioneiros técnicos no uso de madeira como material e energia - serão os protagonistas, juntamente com os esforços cruciais para preservar as florestas como uma fonte sustentável de matérias -primas para gerações futuras e prepará -las para os desafios do futuro.