Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Lançamento do livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”

Esta é uma compilação de notas de pesquisa e opiniões de cientistas argentinos, com colaborações internacionais, sobre ciências florestais. A Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal (REDFOR), que faz parte das Redes Institucionais Orientadas à Solução de Problemas (RIOSP) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), que depende da Gerência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Conselho, apresenta o livro “Ciência e tecnologia florestal na Argentina”. É o segundo livro da Rede, em conjunto com a revista Argentina Forestal, que compila dois anos de publicações sobre as atividades de pesquisa de diferentes grupos no país e no mundo e diferentes abordagens para pensar a ciência e a tecnologia florestal.

Como explica Cristina Area, pesquisadora do CONICET do Instituto de Materiais de Misiones (Universidade Nacional de Misiones – CONICET), uma das autoras e editoras do livro, parte dos objetivos de REDFOR.ar é gerar os mecanismos necessários para abordar e divulgar na sociedade o papel social, cultural e a importância ambiental e económica das florestas. Por isso foi criada a Comissão Permanente de Comunicação, através da qual surgiu a aliança estratégica com a Argentina Forestal. “Esta aliança tem permitido divulgar o trabalho de investigadores e extensionistas sobre questões relacionadas com a Internet neste importante meio”, afirmou o cientista. “No entanto, a possibilidade de compilar os artigos em livro proporciona uma permanência diferenciada, permitindo-nos atingir um público mais amplo e ampliado ao longo do tempo”, acrescentou Area.
Por sua vez, Ana María Lupi, engenheira florestal do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e uma das editoras do livro, disse: “É uma nova conquista da REDFOR.ar em aliança com a Argentina Forestal”. E continua: “Isso demonstra que o networking, reunindo grupos de diferentes temáticas e espaços geográficos, resulta em maior aprendizado e sinergia na disseminação do conhecimento”. Lupi valorizou a contribuição de grupos de pesquisa do exterior, com destaque especial para as equipes da Colômbia.
A edição aborda temas como inovação, silvicultura, meio ambiente, tecnologia, indústria e diversos artigos de opinião sobre ciências florestais. O material, que contém 21 artigos de opinião e 16 artigos técnicos, foi produzido por membros do setor público e do sistema acadêmico e científico do país. Assim, o livro possui 275 páginas que podem ser abordadas por diversos públicos.
REDFOR.ar é uma iniciativa conjunta de instituições ligadas às ciências florestais. É formado por professores, pesquisadores e diversas instituições ligadas à educação, ciência e tecnologia florestal. O objetivo da Rede é coordenar as ações de geração e transferência de conhecimento técnico-científico relacionado ao setor.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Entre Rios | Tudo pronto para as tradicionais Jornadas Florestais INTA Concordia e AIANER

As tradicionais Jornadas da Floresta de Entre Ríos, que este ano comemoram sua 39ª edição, acontecerão no dia 7 de novembro, das 8h às 18h. nas instalações do INTA Concordia, localizadas na Estação Yuquerí e nos trilhos da Ferrovia.

Ler notícia »

Card image cap A única árvore no meio do deserto do Saara vital para as rotas comerciais e militares

A Árvore Ténéré, uma acácia solitária no deserto do Saara, tornou-se durante séculos um farol de vida e referência para viajantes No vasto deserto do Saara, onde a aridez e o silêncio dominam a paisagem, existia uma árvore que se destacava sozinha, sendo um farol de vida e esperança para os viajantes.

Ler notícia »

Card image cap Vida Silvestre e ArgenINTA promovem consultoria nacional para a restauração de paisagens florestais na Argentina

A Fundação Argentina para a Vida Silvestre e a Fundação ArgenINTA assinaram um acordo de cooperação técnica para iniciar uma consultoria voltada à Restauração de Paisagens Florestais (FPR) nas sete regiões florestais do país. O trabalho busca gerar insumos técnicos e científicos que orientem a concepção de programas de restauração provinciais e nacionais, em apoio à implementação da Lei nº 26.331 sobre Florestas Nativas.

Ler notícia »

HERRAJES NORTE

TEPELCO S.A.

ASERRADERO JARDIN S.R.L.

JOESCAN

ALCE HERRAJES SH

HYMMEN

MADERAS KIKUE

PERFILES DEL SOL

ASERRADERO ROCAS SRL

GONZALEZ TUDANCA

METALURGICA RUEDAMAS SRL

HERRAJES YACANTE

DIFRA CNC

MADER-EXPO

DECOFORMA

METALURGICA PESKINS SCA

PRECOR SA

SOUTH CHEMICAL

PRODUCTOS MIRO SRL

ENCHAPADORA SAN JUAN

CASERMEIRO S.R.L.

TAEDA S.A.