Conversas sobre o mercado de carbono na Argentina

Conversas sobre o mercado de carbono na Argentina

O que falta no contexto atual, experiências e oportunidades para o setor agroflorestal

Na segunda-feira, 24 de julho, das 18h às 20h, na Sala Ceibo B da Expo Pecuária 2023, a Mesa Nacional de Carbono Florestal fará uma palestra sobre os Mercados de Carbono na Argentina. O primeiro bloco do encontro terá como orador principal Juan Pedro Cano, coordenador do National Forest Carbon Board, que falará sobre "Mercados de carbono a nível internacional e nacional: contexto e oportunidades", seguido de especialistas que compartilharão " O que já está acontecendo: A experiência e projeção na Argentina”.
Palestrantes da estatura de Sebastián Fragni da GMF Latinoamericana, José Otarán, da UNITAN, Tomás Arata da GBM/Nideport e Jan Heinrich da Ecosecurities participarão de um painel de experiências e projeção, fechando o dia com uma palestra do advogado especialista em questões ambientais direito e mudança climática Manuel Frávega, sócio do Escritório de Advocacia Beccar Varela, que fará uma descrição do “Marco legal e institucional na Argentina”.
Nesse sentido, o Conselho apresentou recentemente seu principal documento de contribuição a diversas autoridades governamentais e outros atores privados.
Atualmente, globalmente existem mais de 11.800 projetos de captura e redução de emissões certificados e registrados em padrões internacionais. Este volume está crescendo rapidamente à medida que a demanda por eles aumenta. Na verdade, o valor dos mercados voluntários globais de carbono quase quadruplicou em 2021 para US$ 2 bilhões.

Nesse contexto, a Argentina tem hoje uma oportunidade única de se posicionar no mundo por meio do desenvolvimento de mercados de carbono. Nesta palestra, uma análise aprofundada para saber o que falta para o país se tornar um player global estratégico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?

A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap A floresta das sombras mais antigas: a história das árvores petrificadas

Um dos tesouros naturais do Rio Negro completa 23 anos sob a lei de proteção que permite sua conservação. Onde está e como foi formado. Rio Negro comemora 23 anos de conservação da floresta petrificada como Área Natural Protegida (ANP). É um espaço de 625 hectares que protege um sítio excepcional de troncos fósseis que datam de mais de 60 milhões de anos.

Ler notícia »

METALURGICA RUEDAMAS SRL

PRODUCTOS MIRO SRL

SOUTH CHEMICAL

PRECOR SA

SLG CONSTRUCCIONES

HERRAJES RIMAC

HERRAJES YACANTE

METALURGICA PESKINS SCA

ASERSUR MADERAS

FORESTAL LAS MARÍAS SA

CASERMEIRO S.R.L.

ASERRADERO ROCAS SRL

ATOR

WEMHONER Surface Technologies

MADERWIL S.A.

MADER-EXPO

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

DIFRA CNC

BIASSONI E HIJOS SAICA

DECOFORMA

CASTALY MACHINE