Conversas sobre o mercado de carbono na Argentina

Conversas sobre o mercado de carbono na Argentina

O que falta no contexto atual, experiências e oportunidades para o setor agroflorestal

Na segunda-feira, 24 de julho, das 18h às 20h, na Sala Ceibo B da Expo Pecuária 2023, a Mesa Nacional de Carbono Florestal fará uma palestra sobre os Mercados de Carbono na Argentina. O primeiro bloco do encontro terá como orador principal Juan Pedro Cano, coordenador do National Forest Carbon Board, que falará sobre "Mercados de carbono a nível internacional e nacional: contexto e oportunidades", seguido de especialistas que compartilharão " O que já está acontecendo: A experiência e projeção na Argentina”.
Palestrantes da estatura de Sebastián Fragni da GMF Latinoamericana, José Otarán, da UNITAN, Tomás Arata da GBM/Nideport e Jan Heinrich da Ecosecurities participarão de um painel de experiências e projeção, fechando o dia com uma palestra do advogado especialista em questões ambientais direito e mudança climática Manuel Frávega, sócio do Escritório de Advocacia Beccar Varela, que fará uma descrição do “Marco legal e institucional na Argentina”.
Nesse sentido, o Conselho apresentou recentemente seu principal documento de contribuição a diversas autoridades governamentais e outros atores privados.
Atualmente, globalmente existem mais de 11.800 projetos de captura e redução de emissões certificados e registrados em padrões internacionais. Este volume está crescendo rapidamente à medida que a demanda por eles aumenta. Na verdade, o valor dos mercados voluntários globais de carbono quase quadruplicou em 2021 para US$ 2 bilhões.

Nesse contexto, a Argentina tem hoje uma oportunidade única de se posicionar no mundo por meio do desenvolvimento de mercados de carbono. Nesta palestra, uma análise aprofundada para saber o que falta para o país se tornar um player global estratégico.


WEMHONER Surface Technologies

PODE LHE INTERESSAR

Card image cap Pesquisadores canadenses produzem biochar a partir de resíduos de madeira que rivaliza com o aço em resistência

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram biocarvão monolítico a partir de madeira que pode atingir uma dureza axial de até 2,25 GPa, semelhante ao aço-carbono.

Ler notícia »

Card image cap Os especialistas não acreditam, mas esta árvore é a mais antiga do mundo e continua a dar frutos: tem 4.000 anos.

A natureza guarda segredos que desafiam a passagem do tempo, e um dos exemplos mais surpreendentes é uma árvore que, com aproximadamente 4.000 anos, continua a dar frutos até hoje. Este exemplar tornou-se um símbolo de resistência e longevidade, capaz de sobreviver às mudanças climáticas, às transformações da paisagem e à própria atividade humana.

Ler notícia »

Card image cap Seminário gratuito sobre a implementação do regulamento europeu EUDR sobre produtos de madeira livres de desmatamento

A Associação Florestal Argentina (AFoA) organiza o seminário «EUDR em Produtos Florestais: Estado atual de implementação. Requisitos regulamentares e experiências privadas”, que terá lugar na quarta-feira, 26 de novembro, das 11h00 às 12h00, via Zoom, com transmissão em direto no YouTube. O Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) entrará em vigor em 31 de dezembro de 2025 e imporá novos requisitos para produtos florestais que entram no mercado da União Europeia.

Ler notícia »

WEMHONER Surface Technologies

DIFRA CNC

TAEDA S.A.

PRODUCTOS MIRO SRL

METALURGICA PESKINS SCA

ASERSUR MADERAS

CASERMEIRO S.R.L.

PRECOR SA

DECOFORMA

ASERRADERO ROCAS SRL

LIJAS HUNTER

SOUTH CHEMICAL

HERRAJES YACANTE

BIASSONI E HIJOS SAICA

GONZALEZ TUDANCA

ENCHAPADORA SAN JUAN

MADERWIL S.A.

TEPELCO S.A.

TRIPAYN SRL

HERRAJES MANDILE

CLARKE S INDUSTRIES Inc.

KCD SOFTWARE