A Expo Vivienda y Foresto-industria 2023 em Concordia teve um grande número de visitantes e se estabeleceu como um encontro para promover o desenvolvimento do setor florestal da região e da construção em madeira
No âmbito da ExpoVivienda y Foresto-industria 2023, realizada no Centro de Convenções e Eventos Concordia, nos dias 7 e 8 de julho, foi realizada uma nova mesa provincial florestal para o setor.
O encontro, organizado pelo governo provincial, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio de Entre Rios e sua Diretoria Geral de Comércio Interior e Exterior, contou com o apoio do Conselho Federal de Investimentos e a colaboração do município de Concórdia. Carlos Bahr, responsável pela coordenação do evento, explicou que nesta ocasião os principais protagonistas foram a categoria de madeira para construção, habitação em madeira, mobiliário, tecnologia, inovação e design.
A Expo contou ainda com a presença de expositores, formadores e empresários que ofereceram os seus conhecimentos na área. Além disso, houve estandes de empresas e instituições que expuseram seus trabalhos para o público presente. Na feira, após percorrer os estandes e conversar com os expositores, o prefeito Enrique Cresto valorizou o desenvolvimento da atividade florestal industrial, agradeceu à Nação e ao Governo de Entre Ríos o apoio ao evento e disse que "a indústria florestal ocupa um lugar muito importante lugar nas economias regionais. Esse tipo de intercâmbio nos fortalece como uma região com grande potencial de crescimento”.
Além disso, no âmbito da Expo Vivienda y Foresto-Industria 2023. Realizou-se uma mesa florestal, abordaram-se diversos temas da agenda relacionados com o mercado florestal e a necessidade de dispor de informação estatística precisa.
Os empresários, engenheiros e técnicos agro-industriais presentes manifestaram o seu compromisso com a actividade florestal e destacaram a importância de dar prioridade à Zona Florestal da província, solicitando uma gestão das florestas cultivadas e as infra-estruturas necessárias para
promover planos florestais.
No âmbito do encontro, foram discutidas as modificações e reformas propostas na Lei 25.080 sobre Investimentos em Florestas Cultivadas, com o objetivo de garantir sua melhor implementação e fortalecer o financiamento para fomento florestal sustentável. Além disso, destacou-se a necessidade de se ter informações atualizadas sobre disponibilidade de plantios, espécies, idades e volume de colheita florestal.
a província .
Da mesma forma, participaram personalidades do setor privado, como Alejandro Giudice da AFoA Río Uruguai e Christian Lamiaux da FAIMA e APICOFOM.
O evento conta com a colaboração da Secretaria Nacional de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio do Conselho Federal de Investimentos (CFI).
Esta exposição expressa uma oportunidade para promover o desenvolvimento do sector florestal-industrial e promover a construção de casas em madeira na província.
Coordenador de Planejamento Arquiteto Carlos Bahr - Estudio Bahr - Medina Navarro Arquitectos

PODE LHE INTERESSAR
A segunda maior zona úmida da América do Sul está localizada na Argentina: o que é?
A Argentina possui parques nacionais que a colocam em uma posição única na América do Sul, competindo com outros 300. Qual é o maior? A América do Sul abriga mais de 300 parques nacionais, mas muitos passam despercebidos. Existem extensas zonas húmidas que têm sido objecto de grandes projectos de restauração ecológica, até montanhas costeiras com profunda herança indígena. Hoje contamos o caso de um localizado na Argentina.
Paraguai | As plantações tornaram-se instrumentos de desenvolvimento territorial e de geração de empregos decentes, destaca o INFONA.
Plantios em diferentes fases, controle de formigas e ervas daninhas, podas e desbastes, colheita mecanizada, tecnologia aplicada ao campo e integração completa do ciclo produtivo fizeram parte da proposta do CREA Forestal em sua Conferência de Atualização Técnica – JAT Forestal 2025. O evento aconteceu na sexta-feira, 14 de novembro, na Estância Ñemity, localizada em San Juan Nepomuceno, Caazapá, onde produtores agrícolas, técnicos, empreiteiros, estudantes e empresas do setor se reuniram para observar em ação o negócio florestal do futuro.
Combilift lança o vídeo de Natal de 2025 “Twelve Days of Christmas” – com um toque diferente!
Monaghan, Irlanda – novembro de 2025





















